Para se aproximar de startups e do ambiente universitário, a Marcopolo Next, divisão de novos negócios da Marcopolo, terá sede no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A mudança inclui a Marco Zero, a área de corporate venture capital da fabricante gaúcha, que investe no desenvolvimento de startups externas. A inauguração do espaço está prevista para segunda-feira (16), durante a Semana de Inovação da Marcopolo.
O movimento da Marcopolo reforça a tendência de aproximação entre o universo acadêmico e as empresas, depois que a pandemia desafiou a capacidade de inovação corporativa. Juliano Gimezes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS e coordenador do TecnoUCS, confirma que a instalação de hubs de inovação de grandes corporações em parque tecnológicos uma tendência mundial, e a Marcopolo é uma das "parceiras históricas" da universidade.
Em entrevista à coluna James Bellini, CEO da Marcopolo, havia destacado como a companhia foi beneficiada por ter criado a Next, há um ano. Essa divisão tem três áreas de atuação: serviços, mobilidade e desenvolvimento de serviços e sistemas inteligentes para facilitar o deslocamento.
Dentro da companhia, a Next atua em projetos que envolvem novas tecnologias, novos sistemas de mobilidade e novos modais, como elétrico e metroferroviário, além dos ônibus. A Marco Zero incentiva a inovação aberta, ou seja, compartilhada com outros usuários e funciona braço de modelagem e estruturação financeira da Next. As duas áreas têm 30 funcionários, com equipes multidisciplinares com foco em parceiras tecnológicas para desenvolver projetos.