Um novo polo regional de inovação está nascendo em Passo Fundo, no norte do Estado.
A Imed, instituição de ensino superior fundada em 2004, com foco em desenvolvimento e empreendedorismo sustentável, uniu-se a a oito empresas da região — Farmácias São João, BSBios, Metasa, Cotrijal, Oniz Distribuidora, Grupo Grazziotin, Coprel e Hospital Ortopédico — para criar o Hub de Inovação e o Programa Aliança Empresarial Norte RS.
O objetivo é estimular a inovação e fomentar novos negócios com base nos pilares de empreendedorismo do Vale do Silício. As empresas que participam do projeto faturaram mais de R$ 15 bilhões na soma e geram cerca de 21 mil empregos diretos. A estratégia é fomentar o desenvolvimento de atividades altamente lucrativas e que resolvam demandas importantes em cada um dos segmentos representados na aliança.
Conforme o presidente da Imed, Eduardo Capellari, o polo de inovação tem alta capacidade para impactar a matriz produtiva regional e a economia do Estado. A instituição de ensino privada da região foi a única a registrar crescimento efetivo, conforme o Censo Educacional divulgado recentemente pelo Ministério da Educação: o número de alunos aumentou 29%, e o faturamento subiu 15% em média nos últimos cinco anos.
Presidente do Hub de Inovação, Márcia Capellari mobilizou as oito empresas, nos últimos dois anos, até o lançamento previsto para o próximo dia 17. Todos os CEOs estão no grupo gestor da Aliança ao lado da Imed. Márcia relata que as ações de inovação nessas empresas já começaram, inclusive com a incubação de startups nas áreas de saúde e agronegócio.
afirma que "passamos por uma renovação, mudanças impostas e outras previstas". Isto parece, na sua opinião, desdobrar para um modelo híbrido, que atende aos anseios particulares de cada indivíduo, refletindo um conceito antigo, mas que permanece moderno: felicidade no trabalho é igual a alto rendimento.
"Aquele modelo de um escritório rígido, com paredes organizacionais, onde toda a experiência de trabalho se esgotava, terminou, avalia o fundador e CEO da Tarvos Partners e Martins Rillo, Roberto Martins, considerando que foi com este espírito de transformação, flexibilidade, qualidade do ambiente e das relações de trabalho, que a empresa optou por redefinir a proposta de convivência na organização.
"Reconhecendo todas as mudanças, a empresa continua apostando no conceito Hubquarter para realizar suas atividades, explica Roberto Martins. Mesas compartilhadas, área de convivência para clientes e divisões orgânicas que se encaixam e estimulam as características de Soft Skill do time e de parceiros, além de salas de reuniões e áreas de convívio para os colaboradores. "É o resgate do conceito "espaço do corredor ou do cafezinho", potencializando as grandes ideias e soluções. Foi exatamente o que trouxe este novo normal. O necessário engajamento das pessoas com liberdade e responsabilidade, com um olhar do todo, trazendo um resultado positivo para a organização e seus clientes".
Para ele, "hoje o local de trabalho" é uma área multidimensional, colaborativa e de partilha. Uma rede, constituída por profissionais que trabalham em casa, na sede ou em coworking. Um espaço para engajamento mais parecido com um ambiente para eventos, oportunidades e tecnologias, que agregam à comunidade e estimulam pessoas. Esta é uma nova tendência", conclui.
O HUBQUARTER Tarvos Partners e da Martins Rillo fica localizado no bairro moinhos de vento em Porto Alegre. Um espaço criado para receber colaboradores, clientes, amigos e parceiros.
—
* Colaborou Camila Silva