Não se faz mais liquidação de roupas como até recentemente?
Antes da pandemia, a chegada de redes internacionais de varejo de moda ao Brasil havia antecipado os cortes de preço nas roupas da estação. Depois, com o avanço das vendas online, essas promoções diminuíram. Não é só impressão.
No balanço de 2021 da Lojas Renner, um dos destaques da rede de varejo de moda chamou atenção: "níveis de remarcações nos menores patamares dos últimos anos". A coluna perguntou a Daniel Santos, diretor financeiro da companhia, porque isso ocorreu. Resumida, a resposta é "por causa da venda online".
O executivo explicou que, quando a participação do digital era menor, os estoques de cada estação eram remarcados para não comprometer a oferta dentro das lojas. Havia necessidade de abrir espaço, literalmente, para a entrada das coleções novas, que dão mais rentabilidade às empresas.
— Hoje, com o digital, a gente consegue recolher os estoques para dentro dos centros de distribuição e oferecer de maneira mais organizada na venda online. As lojas físicas ficam liberadas para os produtos novos com grade cheia.
"Grade cheia", no idioma do varejo, significa todos os tamanhos e cores disponíveis. Nas liquidações, lembra Santos, os produtos oferecidos têm restrições nessas opções. Como a venda no e-commerce é mais dirigida, não exige que as lojas façam grandes descontos para liberar os estoques. No online, cupons e cashback são novas formas de atrair clientes para produtos menos procurados.
A coluna também quis saber se a Renner enfrenta impacto de novos problemas de logística provocados pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Santos lembrou que a proporção de produtos importados da rede gaúcha de varejo se mantém em cerca de 30% do total. Os outros 70% são feitos no Brasil, ainda antes da pandemia.
— Não temos restrições no fornecimento, com exceção de questões pontuais na China. Como estamos cientes de que dinâmica está mais incerta, aumentamos nossos estoques de matéria-prima e produto acabado ao longo de 2021. Caso surja uma situação desse tipo, podemos reagir sem impactar clientes.