A previsão era de retomada em janeiro, o que encerraria de vez a novela do famigerado voo de R$ 52 mil entre Porto Alegre e Buenos Aires, mas acabou não acontecendo.
Agora, a Aerolíneas Argentinas tem planos para restaurar a conexão direta entre Porto Alegre e Buenos Aires em abril, com promessa de quatro voos por semana.
A informação é do Instituto Nacional de Promoción Turística (Inprotur), Ricardo Sosa, apurada pela colega Rosane Tremea, da coluna Recortes de Viagem. Conforme Sosa, a retomada de voos entre Brasil e Argentina, além da flexibilização das normas sanitárias para brasileiros, é um dos motivos que autorizam projetar aumento de fluxo de turistas naquele país ainda no verão. Atualmente, nove companhias aéreas têm rotas para a Argentina, principalmente a partir de Rio e São Paulo, com 130 frequências semanais.
Desde outubro, quando começaram a ser abertas as fronteiras, 200 mil brasileiros visitaram o território argentino, o que corresponde a 18% para o período na pré-pandemia.
– Preferimos dizer que recuperamos 18% dos turistas – observa Sosa, que conversou com jornalistas brasileiros por videoconferência nesta sexta-feira (5).
Para entrar na Argentina, desde o último dia 29, o visitante precisa apresentar três documentos: declaração de saúde online, comprovante de vacinação (feita até 14 dias antes do embarque) e seguro saúde com cobertura para covid. Não há mais exigências de testes.
Outro motivo apontado por Sosa para o retorno do turismo estrangeiro no país é o fato de 87% dos argentinos terem sido vacinados com uma dose, 77% com segunda e 27% terem feito a dose de reforço, o que aumenta a confiança do visitante. Na Argentina, o setor de turismo responde por 10% do PIB e o Brasil é o principal país emissor de turistas.
*Colaborou Rosane Tremea