Com a liberação da entrada de turistas de países vizinhos na Argentina, lá se foi a coluna checar com está a oferta de voos para Buenos Aires, um destino apreciado pelos gaúchos.
Em uma ferramenta de busca, a primeira surpresa: o possibilidade "mais em conta" (nesse caso, só entre aspas, mesmo) era de R$ 52.186.
Calma que a coluna explica: como não há voos diretos disponíveis, a opção "mais conveniente" que o buscador encontrou foi ir de Porto Alegre a São Paulo, de lá a Frankfurt (sim, na Alemanha), e de lá para Buenos Aires. Duração da viagem: 39 horas e 45 minutos. Seria mais rápido ir de carro: 1.634 quilômetros em 20 horas, segundo outra ferramenta.
Mas a coluna insistiu, afinal ferramentas de busca podem estar desatualizadas ou apresentar instabilidades. Nos sites de Azul, Gol e Latam, o retorno foi o mesmo, com pequenas mudanças de palavras: "não há voos disponíveis".
Certo, os brasileiros foram surpreendidos, mas certamente a Aerolineas Argentinas deve ter se preparado para a esperada volta das viagens na região. Que nada. No site da companhia argentina, não é possível sequer fazer buscas tendo Porto Alegre como origem.
Então, se um gaúcho quiser ir a Buenos Aires antes que as companhias se preparem, melhor ir providenciando a revisão do carro e uma folga bem longa. A coluna vai checar os planos das companhias para retomar a conexão e contar aqui assim que descobrir.