Turistas brasileiros estavam proibidos de entrar em Portugal desde março de 2020, no inicio da pandemia de coronavírus. Após mais de um ano, diante de um cenário diferente, onde ambos os países avançaram em suas campanhas de vacinação, o país europeu decidiu por liberar a entradas de cidadãos brasileiros novamente.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a decisão foi publicada no Diário da República - o Diário Oficial português -, e entra em vigor a partir desta quarta-feira (1). O documento tem validade até dia 16 de setembro, "podendo ser revisto em qualquer altura, em função da evolução da situação epidemiológica".
Com a regra atual, quem viaja para Portugal, partindo do Brasil, deve apresentar um teste negativo de covid-19 antes do embarque. Os governos dos dois países trabalham em um acordo para reconhecimento de vacinas.
Assim como outros países, Portugal aderiu ao documento eletrônico que atesta que a pessoa não está com o vírus, baseado em três critérios: imunização completa contra a covid-19, recuperação da doença há pelo menos seis meses ou teste de laboratório recente negativado para coronavírus.
Apesar de muito usado para o acesso em estabelecimentos no país, o caminho para brasileiros conseguirem este atestado será mais burocrático. Para obter o documento, Portugal só aceita pessoas que tenham tomado vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos: Pfizer, Moderna, Janssen e AstraZeneca (neste caso não é aceita a versão Covishield, fabricada na Índia, e bastante aplicada no Brasil).
A CoronaVac, amplamente utilizada na campanha de vacinação brasileira, também está de fora da lista.
Mais recentemente, no dia 24, a Espanha liberou a entrada de turistas brasileiros vacinados com duas doses da CoronaVac, da Pfizer, da AstraZeneca ou a dose única da Janssen, desde que essas vacinas tenham sido tomadas com pelo menos duas semanas de antecedência.
No dia 22, a Alemanha retirou Brasil e Uruguai da lista de países sob a categoria de maior risco de contágio por coronavírus, e assim, vacinados podem viajar a turismo e para visitas familiares a este país europeu.
Da mesma forma que a Alemanha, em julho, a França anunciou que turistas brasileiros vacinados também poderão ingressar no país.