Maior e-commerce do mundo, o AliExpress já entrega em até 12 dias produtos vindos da China para São Paulo.
Conforme disse à coluna o gerente da empresa do Grupo Alibaba, Yan Di, em breve o Rio Grande do Sul poderá contar com a modalidade "realmente express":
— Essa aceleração no prazo da entrega é só a ponta do iceberg das medidas desenvolvidas pela a empresa no país nos últimos meses. Gradualmente, vamos começar a atender os municípios da região metropolitana de São Paulo. Ainda não podemos indicar uma data exata, mas esse modelo irá cobrir o Brasil inteiro. É um compromisso, um débito que a empresa tem com o país.
A entrega em até 12 dias é feita pelo método "AliExpress standard shipping", uma das modalidades de frete oferecidas pela empresa. Pode ser gratuita ou ter custo extra, conforme o produto escolhido. Para viabilizar o prazo de entrega em 12 dias, a empresa está fretando, quatro aviões para o Brasil a cada semana. Segundo o diretor, na prática o prazo pode ser ainda menor, dependendo do produto.
— Na minha conta do LinkedIn, recebo depoimentos de pessoas que receberam produtos em cinco dias. Isso é incrível, até me assustou (risos). Não é possível garantir
essa agilidade nem do Paraná para o Amazonas, por exemplo — detalha.
Para atender à demanda dos clientes, desde o ano passado o marketplace vem encolhendo o prazo de entrega no país, que chegava a levar meses. Agora, a média foi reduzida para a média de 15 dias. Globalmente, a empresa tem 150 milhões de usuários ativos em 220 países, e o Brasil está entre os cinco maiores países em volume de compras.
Durante a pandemia, a busca por itens para casa, como tapetes, registrou alta de 130% em relação ao período pré-pandemia. Produtos relacionados ao home office, como webcams, tiveram elevação de 3.800% em vendas. Na avaliação do executivo, mesmo com a reabertura do comércio offline, o modelo de compra pela internet continuará fortalecido no Brasil:
— Os consumidores buscam a melhor experiência, seja online ou offline. Quem oferecer
melhor preço, melhor atendimento e melhor entrega, vai vender. O comércio presencial deve migrar para um modelo novo, fusão entre os dois meios (on e off).
Além da medida logística, o AliExpress implementou processos para melhorar o atendimento aos clientes brasileiros. Uma dessas iniciativas é a implementação de central de auxílio exclusivo para consumidores do país, com profissionais nativos em língua portuguesa. Ainda criou um sistema de devolução de produtos para um endereço no Brasil — sem necessidade de retornar à China —, disponível para itens marcados com a etiqueta "free return".
* Colaborou Camila Silva