Em mais de um ano de pandemia, as preferências de compras dos brasileiros mudaram drasticamente.
Conforme a pesquisa global Global Consumer Insights Pulse Survey, da consultoria PwC, enquanto as lojas físicas continuam sendo o canal dominante para 41% das pessoas em todo o mundo, no Brasil foram superadas pelo celular, com 30% das escolhas. A aquisição presencial é a primeira opção para apenas 24% dos brasileiros.
E não se trata de produtos de maior valor, para os quais se costuma fazer pesquisa de preços na internet e já encaminhar a decisão: a pesquisa é focada em compras diárias ou semanais. Somadas, as compras online por celular, computador (29%) e tablet (14%) somam 76% da preferência dos brasileiros.
A migração para os canais digitais vem acompanhada de uma exigência: entrega rápida e confiável é o atributo mais importante para chegar a compra para 49% dos brasileiros. Outros 36% apontam a disponibilidade em estoque dos itens procurados. O trio de prioridades é fechado pela facilidade de navegação no site, que permita encontrar os produtos de forma rápida para 36%.
No comércio presencial, a necessidade de ver e tocar os produtos é essencial para 33% na média global, mas para apenas 22% dos brasileiros. Na hora de ir às lojas, a intensificação das medidas de saúde e segurança é mais determinante no Brasil (36%) do que na média (31%).
O levantamento (clique aqui para ver a íntegra em inglês) envolveu 8.738 consumidores que já compraram ao menos uma vez online em 22 países e territórios (Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, Oriente Médio, México, Holanda, Filipinas, Rússia, Cingapura , África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã).