Primeira franquia da marca aberta em Porto Alegre, a Mais1 Café busca se diferenciar por autoatendimento, cafés especiais e produtos importados.
A loja, que começou a operar há pouco no bairro Moinhos de Vento, oferece donuts da Espanha, fabricados por uma empresa que exporta para todo o mundo e os croissants legitimamente franceses, a base de manteiga e farinha especial para folhados.
Às características previstas em contrato pela marca de origem paranaense, a proprietária da unidade, Gláucia de Souza Mendonça, agregou as suas pessoais:
— Apesar de ser um modelo de negócio moderno, a cafeteria tem um pouco de mim, que, como enfermeira, trago cuidado e acolhimento, tão característicos da minha profissão, para o ato de servir o café.
Outra dessas características adicionais vem de berço: Gláucia é mineira, o que determina alto grau de exigência em relação a pães de queijo. O produto típico brasileiro tem as mesmas premissas dos internacionais: vem de Minas Gerais, com certificação gluten-free, elaborados com polvilho e queijo do Estado que é o maior produtor de leite do país.
— Como sou mineira, sou muito crítica em relação a pães de queijo — brinca Gláucia.
O cuidado com a qualidade também chega aos pastéis de nata (como os de Belém, bairro de Lisboa que deu fama ao doce), feitos a partir da receita original de uma família de origem lusitana residente em Santa Catarina. O café é torrado pelo Moka Clube, considerado uma referência no mercado há cerca de oito anos. Com base na escala SCA (Speciality Coffee Association), os grãos atingem 84 pontos+, ultrapassando a exigência mínima de 80 pontos+.
Como a franquia é de uma enfermeira, a tecnologia que caracteriza a Mais1 Café ajuda o cuidado com o atendimento aos protocolos anticontágio. O pedido é feito na tela touch screen que mostra todo o cardápio, pode ser pago com cartão e vai diretamente para o tablet do barista, para dar agilidade ao atendimento. Os produtos podem ser levados para casa, para o trabalho ou podem ser degustados em uma das mesas organizadas com o necessário distanciamento.