Com venda online se acelerando em ritmo de três dígitos em relação a igual período do ano passado, a Lojas Renner resolveu pisar fundo e antecipar seu processo de transformação digital. Está vendendo por WhatsApp e buscando parceiros para
Soluções que estavam previstas para o final deste ano ou para o próximo já foram adotadas e vêm apresentando resultados promissores, na avaliação da empresa. Uma delas prevê pagamento de comissão de 7% para que vender os produtos da empresa por redes sociais.
Esse projeto, que se chama Minha Sacola e estava previsto apenas para 2021, permite que qualquer pessoa faça um cadastro no endereço lojasrenner.com.br/minha-sacola para anuncie produtos da Renner publicando links em suas próprias redes sociais e grupos de WhatsApp. Caso venda, receberá 7% de comissão.
O nome vem do fato de que os "afiliados", como são chamados esse voluntários, podem montar uma sacola com peças que possam agradar a sua rede de contatos. Desenvolvido em cerca de uma semana, o projeto já tem mais de 5 mil inscritos.
Vendas por WhatsApp
Também previsto para 2021, o serviço de venda por WhatsApp da Lojas Renner foi desenvolvido em pouco mais de uma semana e começou a funcionar em abril, em Porto Alegre. É dirigido a clientes que preferem conversar com um atendente para escolher produtos. Durante os testes, em média 30% dos que entraram em contato finalizaram a compra, com tíquetes médios superiores aos de outros canais digitais.
Ao escrever para o número de contato, o consumidor informa o que está procurando para iniciar a conversa. Os pagamentos podem ser feitos com cartão de crédito por meio de um link enviado pelo aplicativo de mensagens, e as entregas ocorrem geralmente no mesmo dia ou, no máximo, em 48 horas. Neste momento, a venda por WhattsApp está em processo de expansão para outras localidades em que a Renner opera.
Estes projetos fazem parte de um conjunto de iniciativas da varejista com foco na omnicanalidade. Outros exemplos são a modalidade de Drive Thru para pedidos feitos no e-commerce e o sistema de Ship from Store, que, baseado em inteligência artificial, identifica a localização do cliente que comprou online e recorre aos estoques das lojas mais próximas, o que acelera o processo de recebimento dos produtos.