Foi marcada a data de estreia de uma nova atração gastronômica em Porto Alegre. Inspirado no Mercado da Ribeira, em Lisboa, o Dado Bier Food Hall terá nove operações (veja todas abaixo) dividindo o espaço antes ocupado no terceiro andar do Bourbon Country a partir do dia 27, em menos duas semanas.
Resultado de investimento de R$ 5 milhões de Eduardo Bier Corrêa, a pessoa física por trás da marca, inclui uma microcervejaria que vai produzir todos os tipos possíveis da bebida, e os que ainda não foram inventados, promete o empresário. Com um detalhe: não entra dinheiro vivo. Os pagamentos serão por cartão físico, em maquininas ou totens, ou registrado no aplicativo.
— A operação da cervejaria passou a ter um peso grande, não dava mais para conciliar duas atividades tão diferentes quanto a produção da bebida e a administração de restaurantes.
Isso significa que o Dado Bier Garden do Praia de Belas Shopping, fechado na pandemia e ainda não reaberto, não voltará. A área será devolvida. A única unidade com cardápio próprio será a Dado Zona Sul, gerida por um franqueado.
Agora, a microcervejaria vai ficar à vista dos frequentadores. Parte da produção irá para oito torneiras que vão funcionar em autosserviço e serão destravadas por um aplicativo com pagamento antecipado, conforme a quantidade escolhida pelo cliente.
Cada torneira terá um QR Code que será lido pelo celular e liberará a bebida. A ideia é de que seja um espaço destinado à degustação e à experimentação. A ambição de Corrêa é produzir cervejas especialíssimas, em alguns casos personalizadas, sem o compromisso com volume mínimo. Um dos testes feitos recentemente foi com um berliner de cajá (fruta nordestina de sabor ácido).
— Queremos fazer cervejas muito diferentes, sofisticadas — diz Corrêa.
A curadoria gastronômica coube a Manuela Bertaso, filha de Eduardo, formada em Tecnologia em Gastronomia pela Unisinos, cursando Administração de Empresas.
— Um dos conceitos é que as pessoas possam vir todo o dia, não só para o almoço e o jantar. Teremos cafés, petiscos, uma espécie de lugar alternativo de trabalho, que deve crescer no modelo híbrido (entre presencial e remoto) – diz Manuela.
A jovem curadora também explica que um dos critérios, dentro do espírito de juntar o que há de melhor na cidade, foi buscar propostas de cozinha contemporânea, alinhada às mudanças recentes. Manuela também explicou a inesperada decoração do espaço, que manteve o imponente lustre da entrada, mas não há mais forro no teto, com dutos à mostra.
O bar foi totalmente preservado, ficará no no centro de tudo, mas há botijões e andaimes com aspecto antigo que podem parecer parte da obra, só que não.
— Uma das propostas arquitetônicas foi a sustentabilidade. Reutilizamos tudo o que havia, dos sofás às mesas e cadeiras, e os aspecto imperfeito é proposital — diz Manuela.
Concebido em 2019, antes da pandemia, o projeto passou por ajustes. Virou também um centro de telentrega das nove operações, assim como oferece a possibilidade de levar comida para casa.
Segundo Corrêa, todo o investimento em infraestrutura foi feito pela Dado Bier. Foi adicionado o espaço de uma loja desocupada ao lado e montadas as cozinhas, todas da Tramontina:
— Queremos deixar a relação leve, vamos estar juntos porque queremos, não porque um contrato impede de sair. Isso ajuda a alcançar o ponto de equilíbrio, não precisa de retorno sobre o capital investido, e pode desatar a qualquer momento.
O food list do Dado Bier
Sabor de Luna e Empório
A marca terá dois espaços, o café com seus acompanhamentos de inspiração uruguaia, e um empório para comprar produtos congelados e resfriados para levar.
Butcher Burger
A hamburgueria com duas pequenas lojas no centro vai ganhar espaço e uma sede no food hall. O nome (em inglês, butcher é "açougueiro" – neste caso, açougueira) é uma referência ao trabalho de uma das sócias em um açougue na Austrália.
Ohana Poke
Com dois endereços em Porto Alegre, o restaurante de comida havaiana (pokes e rolls) também vai fazer sushis no Food Hall.
Poleiro
Um minirestaurante não terá operador fixo. A Embaixada Gourmet vai assumir nos primeiros três meses, com menus degustação, mas o espaço poderá ser locado por grupos ou usado pelos demais operadores para oficinas, por exemplo.
Libertino
Manuela foi buscar o chef Maurício Olmi para recriar um restaurante italiano contemporâneo.
Lambari
O chef Marcelo Schambeck (Del Barbiere) levará os maiores sucesso do seu Capincho (parceria com Flavia Mu e Fred Müller), os sandubinhas e as milanesas.
Meu Açaí Express
A família que fornecia açaí para a Mormaii desenvolveu um processo que prepara a pasta da fruta em três horas para que não perca suas propriedades benéficas à saúde.
Pizzaria
É a última operação em definição, mas será também um conceito contemporâneo, com pizzas do tipo napolitano, que fizeram sucesso em Porto Alegre.