A fábrica nasceu quase por acaso, em 1971, durante uma viagem de diretores da empresa à Itália. Aproveitaram para comprar ferramentas para fazer panelas, antes de ter um plano para a linha. No sétimo e penúltimo episódio da série #comofazRS, a coluna mostra a produção da Tramontina em Farroupilha.
Do local, saem hoje 16 mil panelas por dia, resultado de um processo que começa com a chegada de bobinas de um tipo de aço inoxidável tão especial que vem embalado com papel de seda – sim, aquele usado em presentes.
A Tramontina é outra marca de produtos feitos no Rio Grande que não conhece fronteiras. Está na Itália, país de origem dos fundadores, e também em Papua-Nova Guiné, uma ilha do Pacífico.
Na linha de produção, a delicadeza do papel de seda dá lugar a força e temperatura extremas. Para compor o fundo triplo que caracteriza as panelas da indústria gaúcha – e a diferencia das concorrentes chinesas, como gostam de frisar até os trabalhadores da linha –, há pancadas equivalentes a um impacto de 1,6 mil toneladas e aquecimento a 470ºC.
Em uma fábrica que recebe matéria-prima embalada em papel de seda, tem espaço até para processos produtivos poéticos: o polimento final dos produtos. Feito por um time de robôs, é chamado de “raio de sol”.
Em imagens raras, confira como é produzido o carro campeão de vendas há quatro anos.
Em detalhes, veja como é feito vinho sem pisar a uva com os pés.
Veja como rolos de aço viram reboques que andam pelas estradas do Brasil e do mundo.
Veja como é feita a cerveja mais premiada do Estado, que tem cerca de 80 diferentes sabores.
Confira como linha de produção começa com tubos de aço dobrados e termina com grandalhões exportados para cerca de cem países.
Conheça como o mundo da perfumaria se combina ao universo industrial .