A cada dia, saem ao redor de cem ônibus das diversas unidades espalhadas por nove países. O processo na unidade de Ana Rech da Marcopolo, em Caxias do Sul, começa com tubos de aço dobrados que, nem de longe, parecem ser a origem de veículos literalmente pesados – os urbanos articulados podem chegar a 28 toneladas. A marca da serra gaúcha aparece em ônibus de cerca de cem países. Para dar conta das especificidades de cada um, a linha de montagem tem até um mapa indicando quais as exigências de cada mercado.
No quinto episódio da série especial #comofazRS, apresentamos a linha de montagem com mais segredos que a coluna visitou, inclusive do tipo que não pode ser compartilhado com os leitores. Detalhes dos gabaritos, espécie de moldes usados para montar cada um dos cerca de 30 modelos produzidos, estão entre as imagens que, por ter importância estratégica, não podem ser mostradas.
Mas também foi uma das mais limpas (a prova está nas imagens) e bem iluminadas fábricas que vimos. O projeto #comofazRS compreende uma série de vídeos que se estende até meados de junho, com dois episódios semanais. Mostra grandes companhias gaúchas, negócios que testam novas vocações e empresas que miram a economia "de" amanhã, não "do" amanhã.
Em imagens raras, confira como é produzido o carro campeão de vendas há quatro anos.
Em detalhes, veja como é feito vinho sem pisar a uva com os pés.
Veja como rolos de aço viram reboques que andam pelas estradas do Brasil e do mundo.
Veja como é feita a cerveja mais premiada do Estado, que tem cerca de 80 diferentes sabores.