A recuperação da economia brasileira no ano passado permitiu à Marcopolo, fabricantes de ônibus de Caxias do Sul, aumentar em 45,9% sua receita líquida em 2018 em relação ao ano anterior. O valor, de R$ 4,197 bilhões, é o maior já registrado pela indústria gaúcha. Durante a crise, chegou a enfrentar queda nas vendas em torno de 60%. Os negócios no mercado interno tiveram um salto de 76,4% em relação a 2017, enquanto as exportações aumentaram 36,1%.
Ao comentar o desempenho, o CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, afirmou que é fruto do trabalho que a empresa vem realizando nos últimos anos com foco em eficiência, competitividade, produtividade, segurança e qualidade:
– Para vencermos a crise que atingiu o setor desde 2013, investimos muito para tornar o negócio o mais eficiente possível e, ao mesmo tempo, nos aproximamos ainda mais dos clientes e do mercado, sem descuidar da qualidade e segurança nas linhas de produção.
O lucro líquido mais do que dobrou em relação ao de 2017. Embora ainda seja modesto para o tamanho da receita, cresceu 132,5%, para R$ 190,9 milhões. O mercado brasileiro de ônibus cresceu 40,1% no ano passado, e a Marcopolo ampliou sua produção em 61,7%, ou seja, a empresa ampliou sua fatia nas vendas no país.
Em 2018, enquanto o mercado brasileiro de ônibus cresceu 40,1%, a Marcopolo ampliou sua produção em 61,7% (13.958 unidades, contra 8.633). As vendas para o mercado interno geraram receitas de R$ 1,916 bilhão ou 45,6% da receita líquida total, e as exportações, somadas aos negócios no exterior, atingiram a receita de R$ 2,281 bilhões, ou 54,4% do total.