
Uma das grandes empresas gaúchas mais afetadas pela crise, a Marcopolo teve neste ano seu melhor primeiro trimestre desde 2013 em termos de desempenho operacional. De janeiro a março, a empresa aumentou sua receita líquida em 37,9%, para R$ 764,8 milhões. No mesmo período de 2017, esse indicador havia sido de R$ 554,6 milhões. O lucro superou em quase 10 vezes os magros R$ 3,2 milhões de igual período de 2017, chegando a R$ 30,9 milhões.
O que animou a Marcopolo foi o resultado das vendas no mercado interno, que mais do que duplicou, com aumento de 122,7%. As exportações também cresceram 39,6% em valor, comparadas com o primeiro trimestre do ano anterior.
Diretor-geral da Marcopolo, Francisco Gomes Neto avalia que os resultados reforçam a expectativa de recuperação consistente do mercado brasileiro de ônibus ainda neste ano. Conforme Gomes Neto, a empresa ampliou em 76,7% a produção nas fábricas brasileiras em relação ao ano anterior, acima da média no mercado nacional, que foi de alta de 59,4%.
Quando as vendas de uma empresa crescem acima da média do segmento, significa que houve aumento de participação. Foi assim no trimestre da Marcopolo, que esticou de 46,8% para 53,7% sua fatia na produção brasileira de carrocerias. A empresa informou ainda ter elevado 25,8 pontos percentuais no segmento de ônibus urbanos em relação ao mesmo período do ano anterior.