A discreta revolução que as "gurias" da Piccadilly vêm fazendo na empresa há três anos desembocou em um projeto ambicioso: no próximo mês, estreia a rede de franquias da marca, que vai começar pelos shoppings Iguatemi e Praia de Belas, em Porto Alegre. O trio formado pela presidente Cristine Grings Nogueira, pela vice-presidente Ana Carolina Grings e pela diretora administrativa-financeira Ana Paula Grings, formado por integrantes da segunda geração da empresa familiar assumiu em 2015, depois de "conversas difíceis".
As "gurias da Piccadilly" – o trio é conhecido assim até nos fóruns mais formais – assumiram em 2015, no aniversário de 60 anos da empresa, depois de um conflito, já superado, entre o pai de Cristine e o das Anas. No setor, contam, não é incomum ouvir relatos de industriais que estariam "esperando ver se a Piccadilly dá certo" para
encaminhar seus processos de sucessão.
– Escolhemos não nos amedrontar – relata Cristine, indicada por maioria para liderar o processo de rejuvenescimento da marca.
Um dos primeiros passos foi fazer com que as pessoas soubessem para onde a empresa quer ir. Constataram que, com 95% das vendas em lojas multimarca, a Piccadilly não teria a relação que ambiciona com as clientes. Dos 250 itens de cada coleção, apenas uma dúzia chegava aos pontos de venda. Com produção de 7 milhões de pares ao ano, a empresa vai estender a experiência-piloto da So.Si, que tem cinco quiosques próprios em shoppings.
– Deixamos a crise para os outros – brinca Ana Paula, anunciando que entregará neste ano "o melhor resultado da história".
De janeiro a julho, o lucro está 73% acima do obtido no mesmo período de 2017. Foi preciso reduzir o quadro em 10% – hoje são 2,5 mil funcionários –, implantar metas de gastos e despesas, enfim, "mexer na engrenagem toda", resume Cristine.