Na quarta-feira, Sabrina Passos, nossa gerente de Produto Digital, enviou um e-mail para alguns colegas: “Esta é pra tocar o sino da Redação: GaúchaZH acaba de bater recorde de audiência desde seu lançamento, com resultado 16% melhor do que a média dos 12 meses anteriores. No total, somando nosso site e o aplicativo GZH, fizemos quase 67 milhões de páginas vistas. O número de usuários está quase em 15 milhões. Em breve, teremos os dados consolidados, mas já queria compartilhar essa alegria com vocês”.
Acreditamos que o jornalismo profissional fortalece a democracia.
Com o mês fechado, os recordes enviados pela Sabrina se consolidaram. Ultrapassamos os 15 milhões de usuários, que consumiram mais de 75 milhões de páginas. Apenas em outubro, publicamos mais de 11 mil matérias e colunas exclusivas.
Foram mais de 11 mil horas assistidas em programas especiais focados na cobertura eleitoral, por exemplo, e mais de cem declarações de candidatos em entrevistas e debates checadas. GaúchaZH também fez parte do Projeto Comprova, com a publicação de mais de 140 checagens em conjunto com outros 23 veículos de imprensa do Brasil. O objetivo era desmentir informações falsas e enganosas durante a campanha, em defesa da verdade.
A cobertura eleitoral, cujo ápice ocorreu justamente em outubro, mês do primeiro e do segundo turno, é a grande responsável por esses números superlativos. Pelo menos 30% da audiência foi concentrada na editoria de Política, comprovando o interesse dos gaúchos e a relevância do trabalho jornalístico feito na redação integrada pelos profissionais da Zero Hora e da Rádio Gaúcha.
A comemoração na nossa redação não se deu somente pelo recorde, mas porque ele ocorre no momento em que o público mais precisa de informações corretas, checadas e vindas de veículos de comunicação profissionais. Informações que são o oposto das fake news.
O que não faltou nesta eleição foram notícias falsas circulando nos grupos de WhatsApp, no Facebook, no Instagram. Enxurradas de tentativas de enganar o eleitor, com interesses pró ou contra determinados candidatos. Ainda não temos a distância suficiente do fenômeno para analisá-lo: quanto, exatamente, as fake news influenciaram esta eleição?
Nestes tempos de informação suspeita nas redes, crescem a audiência de GaúchaZH e a relevância de veículos de comunicação integrados por jornalistas profissionais, que ouvem fontes especializadas, consultam vários lados de uma mesma história, utilizam o método jornalístico para escrever uma notícia. Foi assim nesta eleição. Ganhamos, como sociedade, a guerra contra as fake news? Difícil dizer. Pense no seu grupo familiar ou de amigos.
O quanto de informação duvidosa você recebeu – e até compartilhou sem checar? Com que frequência consultou fontes fidedignas para tomar sua decisão do voto? Você confia em todas as informações que circulam nas redes sociais?
Seguimos aqui, na trincheira do jornalismo, tentando cada vez mais qualificar nosso trabalho, em nome do leitor, em busca da verdade.
Acreditamos que o jornalismo profissional fortalece a democracia.