Desde o início de 2019, uma sequência de notícias trágicas abateu os brasileiros. As centenas de vítimas de Brumadinho. A morte dos 10 adolescentes no Ninho do Urubu. A queda do helicóptero que vitimou o jornalista Ricardo Boechat. Dá vontade de apagar o ano e começar de novo, como se fosse possível voltar atrás e evitar que todas essas mortes ocorressem.
O público tem manifestado repetidas vezes sua tristeza ao ler o jornal, ao ouvir rádio, ao assistir TV, ao procurar notícias em sites. Infelizmente, as más notícias precisam ser dadas (imaginem um veículo de comunicação não publicar esses casos ou não fazer a sua parte na mobilização da sociedade para que tragédias não se repitam). Estamos cumprindo um dos nossos papéis. (A propósito, o caderno DOC deste fim de semana traz uma reportagem que busca entender por que há tantas tragédias no Brasil.)
Uma outra função de jornais ou outros meios é, claro, trazer boas notícias. Mostrar histórias positivas, para que sirvam de exemplo. Tornar o dia do leitor, do telespectador, do ouvinte, mais leve. Tentamos fazer isso todo dia, mas nossa autocrítica diz que nunca é o suficiente.
Nesta edição, inauguramos um projeto com o objetivo de mobilizar o público para o bem, para as coisas boas, para as realizações positivas: Singular – RS que Inspira. A série, que estará na RBS TV, na Rádio Gaúcha, em Zero Hora e GaúchaZH, valoriza histórias de pessoas que transformam vidas. Projeto da repórter Aline Custódio, a ideia é percorrer o Estado em busca das boas ações e das iniciativas que transformam um vilarejo, um bairro, uma cidade.
A primeira reportagem, que você encontra no caderno DOC, falará sobre a rede Criança Mais Feliz, fundada pela produtora audiovisual Nara Sonallio, de Porto Alegre. O projeto, que antes tinha apenas a atuação de Nara, conta atualmente com dezenas de pessoas espalhadas pela Região Metropolitana. Esses gaúchos arrecadam alimentos, brinquedos e roupas, com o objetivo de presentear as crianças mais necessitadas durante todo o ano, com destaque em datas como o Natal e o Dia das Crianças.
Nas semanas seguintes, o RS que Inspira percorrerá o Estado em busca de outras ações, como iniciativas educativas, a formação musical de jovens carentes, o respeito ao ambiente, entre outras. Há muitas coisas boas acontecendo. Pessoas que tornam melhor a vida dos outros e que precisam ser mostradas para nos inspirar a todos.
Como acompanhar a série:
-no caderno DOC, na edição de fim de semana de ZH
-na rádio Gaúcha, no programa SuperSábado, a partir das 8h10min
-no Jornal do Almoço de sábado
-aqui, em GaúchaZH