Desde maio deste ano, o local onde trabalhamos viveu uma grande transformação. Integramos, no mesmo andar, os jornalistas que produzem quatro grandes marcas:
- Rádio Gaúcha
- GaúchaZH
- Zero Hora
- Diário Gaúcho
O resultado é um ambiente pulsante, funcional, cheio de novas oportunidades e possibilidades. Imaginem no mesmo ambiente o Antônio Carlos Macedo, um dos principais comunicadores da Gaúcha, com Rosane de Oliveira, colunista de política, ou o Pedro Ernesto Denardin, principal narrador e comentarista de futebol, com Tulio Milman, colunista de ZH e editor de Opinião da RBS. E Daniel Scola, Paulo Germano, Marta Sfredo, Giane Guerra, Diogo Olivier, Kelly Matos, Guerrinha, Lucianinho Périco... Só para citar alguns.
E o pessoal do GDI, nosso Grupo de Investigação. E dezenas de repórteres, editores, pessoal de vídeo, arte, fotografia, design, produção. Que mistura boa, que função! Isso aqui está sempre animado.
Esta é uma Redação que transpira rádio, jornal, digital. Temos novos espaços para vídeo e áudio, incluindo um estúdio de vidro totalmente novo, palco para cinco dos programas diários da Gaúcha.
A toda hora, pode-se ver um jornalista gravando um vídeo no meio da turma, repórteres nos microfones entrando ao vivo na rádio, ao lado de um editor que faz a capa do site GaúchaZH, perto de um colunista concentrado na sua coluna que será publicada em instantes no digital e, no dia seguinte, nas páginas de ZH ou do Diário Gaúcho.
No meio da Redação, instalamos no teto duas luzes vermelhas giratórias (parecidas com aquelas que vão em cima de carros da polícia), que são acionadas a cada vez que se precisa de mais silêncio para alguém entrar ao vivo do meio da Redação.
Desde que o novo ambiente foi ganhando forma, temos recebido muitas visitas internas e externas, para ver a novidade: como integrar no mesmo espaço essas quatro operações? Quem entra aqui sempre tem a pergunta: como vocês conseguem, nessa aparente loucura, produzir todos esses conteúdos? A resposta está nos novos processos que implementamos, pensados por um dedicado time de editores.
Cada um sabe exatamente o que precisa produzir, a que horas, para qual plataforma. E fazemos isso a partir da jornada do consumidor, ou seja, dos horários em que você consome notícias, esporte, entretenimento. Todo tempo ajustamos a produção, por meio de métricas e pesquisas. A que horas você prefere acessar conteúdos de esporte? Em que meio prefere receber notícias de política e economia? E assim vamos modificando nossa forma de trabalhar.
O ouvinte, leitor, usuário está cada vez mais digital, e consumindo notícias pelo celular. Isso quer dizer que vamos deixar de fazer direitinho sua edição em papel ou a rádio que você ouve no radinho de pilha no futebol? Nada disso! Você pode ouvir a rádio no aparelho que quiser, inclusive no celular, ou seguir lendo seu jornal em papel. A partir do meio da tarde, um grupo de editores e diagramadores especializados em edições impressas seleciona o melhor conteúdo para fazer a sua ZH ou o Diário Gaúcho.
O jeito como o público acessa informações está se transformando a cada dia. Estamos mudando o nosso ambiente de trabalho para acompanhar esse movimento e construir aqui a Redação do futuro. Para você. Sempre próximos, sempre conectados.