Quadrante leste do Céu de Alsabath (Jesus entra descontrolado, assustando os anjos.)
Jesus: Pai, o Senhor só ressuscitou os ateus! O que é isso?
Deus: Você não gostou da piada? Não é irônico? Estou Me divertindo vendo-os atônitos!
Jesus: Pai, o Senhor nunca fez piada...
Deus: Não dava tempo. Tinha um mundo para cuidar e precisava dar o exemplo. Mas agora sinto-Me de férias. Milênios trabalhando duro e, quando pela primeira vez paro para tirar com a cara de uns que Me ridicularizaram, você Me censura.
Jesus: Mas é o Juízo Final, a coisa mais séria do cosmos.
Deus: Sim, mas Me pegou cansado. E tem mais, Me enchi daquela gente. Não quero ressuscitar mais ninguém. Eles não merecem, e sabem disso.
(Espírito Santo se aproxima.)
Espírito Santo: Meu Senhor, não foi esse o pacto combinado. E francamente, os ateus...
Deus: Não valem nada, Eu sei. Mas não mataram em Meu nome. Nunca odiaram e perseguiram semelhantes dizendo ter Meu aval. Para Mim, isso é importante.
Jesus: Pai, por favor, é a humanidade inteira que espera.
Deus: Primeiro, eles não esperam. Estão mortos. Segundo, Meu filho, admite que dói menos, a humanidade não deu certo. Falhamos. Vamos partir para outra. A fila anda, outra criação Nos espera.
Espírito Santo: O Senhor não guardou carinho por eles depois de tantos anos assistindo estas tristes vidas?
Deus: Guardei, mas também Me enjoei. Eu pedi: amai-vos uns aos outros. Quem fez? Meia dúzia! Dei vida a bilhões e quem me obedece? Meia dúzia! Malta de mal-agradecidos.
Jesus: Mas tantas orações e louvores...
Deus: A pessoa não faz nada, balbucia umas palavras pensando em outra coisa e crê que Me agrada. De onde tiraram essa ideia? Quem cuida está orando. Quem ajuda está orando. Quem ora não está fazendo nada e se ilude que faz. E nem inventam as rezas, repetem as prontas. Que preguiça! E as louvações, acham que tenho baixa autoestima para querer ouvir que Eu sou o cara? Seria Eu um Deus carente para gostar de juras de amor só da boca para fora? Esse pessoal não Me conhece...
(Espírito Santo chama Jesus à parte e cochicha enquanto Deus segue vociferando.)
Espírito Santo: Síndrome de estresse pós-Apocalipse! Não é o primeiro, você não era nascido ainda. Havia outra humanidade, um projeto-piloto já encerrado.
(Então, os dois olham para a superultramegapilha de processos do Juízo Final, jogados sobre uma infinidade de cúmulos-nimbos, e se dão conta.)
Jesus: Nós Te ajudamos com os processos.
Deus: Isso é do Meu encargo. Mas, se vocês insistem... Poderia até reconsiderar e ressuscitar esta humanidade moleca.
Espírito Santo: Faremos um mutirão de anjos, arcanjos e querubins que já trabalharam no Judiciário. Talvez algum ateu que saiba latim. Poderíamos informatizar, agilizaria.
Deus: Aceito, mas nada de computador. Quero no pergaminho com nanquim.
Jesus: Pai, obrigado por reconsiderar e trazer ao Céu as pessoas justas.
Deus: De nada, tens razão. Mas o que realmente Me motiva é que não acho justo deixar fora do inferno uns tipos que conheci.
Caro leitor. Estamos no reinado de Momo. Quando o mundo está de ponta-cabeça. No Céu também se comemora a data. Liguei para lá e conferi. Portanto, o modo da coluna segue o espírito carnavalesco do dia.