Se Cristaldo não é tema de debate na sua roda de gremistas, vocês não vêm acompanhando o Grêmio nos últimos meses. O argentino, contratado a peso de ouro no ano passado, poderia ser um titular incontestável no time de Renato Portaluppi. Mas não é bem assim. A um passo de fechar 100 jogos com a camisa tricolor, ele divide opiniões.
Cristaldo foi anunciado pelo Grêmio no dia 22 de dezembro de 2022 por 4,5 milhões de dólares (24 milhões na cotação da época) junto ao Huracán, da Argentina. Trata-se do maior investimento da história do clube. Ele fez parte de uma profunda reformulação do elenco gremista que recém havia conseguido o acesso para a Série A.
Titular ao lado de Luis Suárez, o camisa 10 só teve números piores do que o craque uruguaio em 2023. Marcou 11 gols e deu 12 assistências, contribuindo efertivamente no vice-campeonato brasileiro do Tricolor.
Na atual temporada de 2024, Cristaldo é o goleador do Grêmio com 11 gols marcados em 45 jogos, bem à frente dos atacantes Diego Costa (sete), Pavon (cinco), Soteldo (cinco) e Braithwaite (três). Ele ainda deu cinco assistências, sendo o segundo maior "garçom" da equipe.
Mesmo assim, os pênaltis perdidos nas eliminações para o Corinthians, na Copa do Brasil, e o Fluminense, pela Libertadores, conturbaram a relação com a torcida do Grêmio. A chegada de Monsalve foi um elemento extra para este contexto. Hoje ambos jogam juntos, mas há quem prefira Cristaldo no banco de reservas.
Se atuar contra o Flamengo no domingo (22), Cristaldo vai completar 100 partidas pelo Grêmio. Apenas três jogadores do grupo atual superaram esta marca: Geromel, Kannemann e Villasanti.
Números de Franco Cristaldo pelo Grêmio:
- 99 jogos
- 22 gols
- 17 assistências
- Contrato até 31/12/26