Eduardo Coudet estava suspenso da partida contra o Juventude e também está das quartas do Gauchão. Neste sábado (2), o treinador argentino foi ao Alfredo Jaconi para acompanhar a partida da última rodada da fase classificatória e chegou a ingressar no vestiário colorado. Mesmo suspenso, o comandante pode estar presente no local do jogo?
Conforme a regra do artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), "a suspensão por partida, prova ou equivalente será cumprida na mesma competição, torneio ou campeonato em que se verificou a infração". Ou seja, não define se quem sofreu a punição pode frequentar áreas comuns do estádio e vestiários.
Já no artigo 172, "a suspensão por prazo priva o punido de participar de quaisquer competições promovidas pelas entidades de administração na respectiva modalidade desportiva, de ter acesso a - 42 - recintos reservados de praças de desportos durante a realização das partidas, provas ou equivalentes, de praticar atos oficiais referentes à respectiva modalidade desportiva e de exercer qualquer cargo ou função em poderes de entidades de administração do desporto da modalidade e na Justiça Desportiva".
Assim, parece haver brecha na questão de suspensões por jogos e no quesito por prazo. Isso não impede que Coudet ou qualquer treinador que tenha sido punido fique longe dos recintos dos estádios em que seu time estiver frequentando, a não ser no gramado, dentro e fora das quatro linhas.