É bem verdade que, antes da rodada final do Gauchão, a dupla Gre-Nal terá compromissos na noite desta quarta-feira (28): o Inter buscando classificação na Copa do Brasil contra o ASA, em Alagoas, enquanto o Grêmio briga com o São Luiz pela Recopa Gaúcha. Depois disso, teremos um sábado (2) bem agitado, com todos os seis jogos ocorrendo simultaneamente.
Já temos sete clubes garantidos nas quartas de final: Inter, Grêmio, Guarany, Juventude, Brasil de Pelotas, São José e Caxias. Ou seja, resta apenas uma vaga no G-8.
Na parte de baixo da tabela, o Santa Cruz foi matematicamente rebaixado, mas tem ainda mais um time que cairá para a Divisão de Acesso. O curioso desta reta final, conforme previsto lá em janeiro, é que equipes chegam nesse fim de semana com chances de avançar de fase e, ao mesmo tempo, serem rebaixadas.
São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida vivem esta situação pra lá de incomum. Um deles estará nas quartas de final do Gauchão e um deles vai deixar a elite do futebol gaúcho em 2025. A mim, como plantão da Rádio Gaúcha, resta-me estudar as combinações de resultados e tentar ser o mais didático na comunicação ao público na Jornada Esportiva. Mal posso esperar.