A vida do Ypiranga não está nada fácil no Gauchão 2024. Nesta segunda-feira (26), depois de sair à frente do placar, o Canarinho cedeu o empate em 1 a 1 para o Santa Cruz, no Estádio dos Plátanos.
Com o resultado, o time de Erechim saiu do Z-2 e subiu para a nona colocação, mas corre risco de rebaixamento na última rodada. O Galo, por sua vez, está matematicamente rebaixado à Divisão de Acesso.
Na última rodada, que ocorre no sábado (2), às 16h30min, o Ypiranga recebe o Brasil de Pelotas no Colosso da Lagoa. Correndo risco de rebaixamento, o Canarinho precisa vencer para descartar a possibilidade que uma queda à Divisão de Acesso. Se empatar, precisará torcer para que o Avenida (11º) empate ou seja superado pelo São José ou para que o Novo Hamburgo (9º) perca para o Caxias. Em caso de derrota, terá necessariamente de torcer pelo revés do Avenida. Por outro lado, para cumprir tabela, o Santa Cruz viajará até Ijuí para enfrentar o São Luiz.
Mesmo jogando fora de casa, o Ypiranga tentou tomar as primeiras iniciativas da partida, mas apenas conseguia trocar alguns passes no meio de campo, sem avançar ao ataque. Tanto é que a primeira finalização foi depois dos 25 minutos.
Aos 26, o Ypiranga arriscou o primeiro chute ao gol. Após roubada de bola, Gedeílson tentou uma finalização pela lateral direita, mas o goleiro Alexandre Villa levou a melhor no lance e defendeu.
O Santa Cruz respondeu na sequência. Aos 27, em cobrança de falta, David mandou uma pancada em direção ao gol, obrigando o arqueiro Alexander a fazer uma grande defesa.
Aos 29, Daniel cometeu falta em Jhonatan Ribeiro dentro da área e o árbitro da partida assinalou penalidade máxima para o Ypiranga. Zé Vitor cobrou e mandou rasteiro no canto direto para abrir o marcador no Estádio dos Plátanos: 1 a 0.
Na volta do intervalo, os donos da casa tiveram a primeira chegada ao ataque. Logo aos três minutos, o Santa Cruz teve falta a seu favor. Thiago Sales cobrou e, em meio a um desvio na área, o goleiro Alexander precisou se esforçar para evitar o gol de empate.
Na sequência, foi a vez de o Ypiranga tentar ampliar o placar. Aos 13, Lucas Lopes cruzou na área e Jhonatan Ribeiro dominou, mandou um voleio em direção ao gol e obrigou Alexandre a espalmar para escanteio.
O Santa Cruz, depois de algumas chegadas ao ataque, encontrou o gol de empate. Aos 34, após a primeira finalização dos donos da casa, o goleiro Alexander defendeu e soltou a bola, que sobrou para Pablo mandar para o fundo da rede: 1 a 1.
O Canarinho chegou com perigo aos 44, quando Mateus Anderson finalizou para a defesa de Alexandre, que segurou a igualdade em 1 a 1 no Estádio dos Plátanos.