A situação do Ypiranga no Gauchão é muito delicada, mas depois do início da 10ª rodada, o clube pode ganhar um fôlego. Isso acontece porque o Avenida, adversário direto na briga pelo rebaixamento, perdeu para o Caxias por 2 a 0. Desta forma, se o Canarinho não perder para o Santa Cruz na segunda-feira (26), chegará na última rodada fora do Z-2.
Para isso acontecer, o Ypiranga é obrigado a pontuar em Santa Cruz do Sul. Se vencer, chegará a 11 pontos e fica três pontos na frente do Avenida, que por sua vez, entra na zona da degola. Assim, precisaria de um empate na última rodada em casa, contra o Brasil-Pel, para evitar de vez a queda. Além disso, uma vitória sobre o Santa Cruz poderá colocar o Ypiranga na briga pela classificação para as quartas de final.
Se empatar no Estádio dos Plátanos, o Ypiranga chegará a 9 pontos e subirá uma posição na tabela, colocando o Avenida na zona do rebaixamento. Neste caso, precisará vencer o Brasil-Pel para fugir da queda sem sustos. Caso contrário, dependerá de resultados paralelos.
A derrota para o Santa Cruz é o pior cenário para o Canarinho. Se isso acontecer na segunda-feira, o Ypiranga permanece no Z-2 e chegará para o jogo contra o Brasil-Pel pressionado para pontuar. Além de fazer o dever de casa, dependerá de um tropeço do Avenida, que enfrentará o São José, em Porto Alegre, na última rodada.