A última rodada da fase classificatória do Gauchão, sábado (2), às 16h30min, promete grandes emoções para o Ypiranga. Em 10º lugar com nove pontos, o Canarinho ainda corre risco de rebaixamento à Divisão de Acesso: só a vitória sobre o Brasil-Pel acaba com o drama da queda. Além disto, com mais três pontos, pode ingressar na zona de classificação às quartas de final. Mas, neste caso, precisa de tropeços de dois adversários para terminar em oitavo.
Não tivesse cedido o 1 a 1 diante do rebaixado Santa Cruz, segunda-feira (26), a situação estaria bem mais tranquila. Uma vitória sobre o Xavante poderia levar o time até o quinto lugar. E um empate garantiria a permanência na elite. Sem vencer há nove rodadas, o time do técnico Thiago Carvalho vai pressionado para a rodada derradeira. Veja abaixo.
Para avançar às quartas
Resta apenas uma vaga para as quartas de final do Estadual e quatro times estão de olho: São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida. Portanto, o Canarinho terá que vencer o Brasil e torcer para que Rubro e o Anilado, times que estão à sua frente, não vençam suas partidas.
Para não ser rebaixado
O Ypiranga depende apenas de si para não ser rebaixado à Divisão de Acesso. Para isso, precisa vencer o Brasil de Pelotas. Se empatar, precisará torcer para que o Avenida (11º) não derrote o São José ou que o Novo Hamburgo (9º) perca para o Caxias. Em caso de derrota, terá necessariamente de torcer por derrota do Avenida.
A parte inferior da tabela
- 8º - São Luiz - 10 pontos
- 9º - Novo Hamburgo - 9 pontos
- 10º - Ypiranga - 9 pontos
- 11º - Avenida - 8 pontos
Os jogos da 11ª rodada
- Ypiranga x Brasil-Pel
- Avenida x São José
- São Luiz x Santa Cruz
- Novo Hamburgo x Caxias
- Juventude x Inter
- Grêmio x Guarany-Ba