Os próximos dias serão de muito trabalho no Estádio Colosso da Lagoa. Após empatar com o Santa Cruz nesta segunda-feira (26), o Ypiranga subiu uma posição na tabela de classificação no Gauchão, mas segue com a possibilidade de rebaixamento à Divisão de Acesso. Assim, chega na última rodada da competição dependendo de si e precisando de uma vitória contra o Brasil de Pelotas para evitar a queda.
Com o resultado desta rodada, o Ypiranga chegou a nove partidas sem vencer no Estadual — a única vitória foi na estreia, contra o Guarany de Bagé. Este foi o sexto jogo de Thiago Carvalho sob o comando técnico da equipe, que não está nada satisfeito com o desempenhando de seus jogadores. Após o apito final, o treinador reconheceu que as coisas não estão acontecendo e que o elenco está sob pressão.
— Hoje (segunda-feira) era um jogo que eu esperava melhoras em todas as situações. Acredito que até a metade do primeiro tempo o nosso time estava bem, conseguindo fazer a marcação e jogar. Depois desandou a marcação. No segundo tempo, tivemos inúmeras oportunidades de contra-ataque, porque o jogo pediu isso como o Santa Cruz foi para cima, mas não conseguimos aproveitar nenhuma chance das várias — complementou:
— Óbvio que ninguém erra porque quer, mas no futebol precisa concretizar em gol. E ainda levamos um numa falta de atenção total, bem simples e bem fácil de não levar. A gente já avisou sobre cobrança de lateral, rebote, e isso aconteceu. Estamos pecando em coisas simples do futebol. Precisa mais atenção, concentração e qualidade para poder fazer e ganhar os jogos — analisou Thiago Carvalho.
Na última rodada, o Canarinho depende apenas de si para não ser rebaixado à Divisão de Acesso. Para isso, precisa vencer o Brasil de Pelotas, no sábado (2). Se empatar, precisará torcer para que o Avenida (11º) empate ou seja superado pelo São José ou para que o Novo Hamburgo (9º) perca para o Caxias. Em caso de derrota, terá necessariamente de torcer pelo revés do Avenida.
— Precisamos trabalhar. Não tem outro caminho. Temos tempo para o jogo, mas precisamos fazer um jogo mais concentrado, ter confiança para poder fazer o gol e não tomar, ter um time mais equilibrado. Será uma final, uma decisão muito grande para o Ypiranga. Precisamos unir todos para sair dessa situação — disse.
O treinador também comentou que análises já estão sendo feitas para definir quais jogadores do plantel seguirão para a disputa da Série C e quais terão contrato rescindido.
— Estamos avaliando, mas a conversa não acontece pela importância do momento. É mais uma decisão. Desde o momento que eu cheguei não teve um jogo que não era decisão, mas essa última será mais ainda. Necessitamos fazer um grande jogo e vencer. Espero que todos os jogadores possam nos ajudar. Precisamos unir todo mundo para sair dessa situação e depois vencer no próximo campeonato — finalizou.