A última rodada da fase classificatória do Gauchão promete grandes emoções para os clubes que ainda almejam algo na competição estadual. Inter, Grêmio, Guarany-Ba, Juventude, São José, Brasil-Pel e Caxias já garantiram suas vagas nas quartas de final. Na outra ponta, o Santa Cruz foi rebaixado com uma rodada de antecedência.
Assim, restam: uma vaga às quartas e um lugar na Divisão de Acesso da próxima temporada. As duas são disputadas pelos mesmos quatro clubes: São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida.
Para avançar às quartas
O time de Ijuí, oitavo colocado, depende apenas dele para garantir a classificação à próxima fase. Vencendo o Santa Cruz, já rebaixado, se classifica. O Novo Hamburgo precisa vencer o Caxias e contar com o empate ou derrota do São Luiz.
O Ypiranga, 10º, precisa vencer e ainda torcer por dois resultados paralelos dos times acima dele na tabela. Já o Avenida também precisa ganhar e contar com os tropeços de Novo Hamburgo, São Luiz e o time de Erechim.
Para não ser rebaixado
Para não cair, o Avenida é o único que não depende de si. Tem que vencer e torcer por um resultado paralelo. Todos os outros que brigam para permanecer na primeira divisão precisam apenas vencer para garantir o seu lugar na elite gaúcha.
A tabela até o momento
- 8º - São Luiz - 10 pontos
- 9º - Novo Hamburgo - 9 pontos
- 10º - Ypiranga - 9 pontos
- 11º - Avenida - 8 pontos
Os jogos da 11ª rodada
- Juventude x Inter
- Grêmio x Guarany-Ba
- Avenida x São José
- São Luiz x Santa Cruz
- Ypiranga x Brasil-Pel
- Novo Hamburgo x Caxias