Apareceu a oportunidade para o Grêmio chegar à liderança do Brasileirão. A sequência de cinco vitórias seguidas, aliada à queda de desempenho do primeiro colocado Botafogo, abre tal possibilidade. Assumir a ponta do campeonato faria o Tricolor reviver um momento de mais de seis anos atrás.
A última vez que o Grêmio foi líder do Campeonato Brasileiro foi na edição de 2017. Pela segunda rodada, o time, também treinado por Renato Portaluppi, venceu o Athletico-PR, em Curitiba, por 2 a 0, com gols de Lucas Barrios e Luan. Como a equipe também havia ganhado na estreia, do Botafogo, assumiu a liderança.
O momento não é comum na vida tricolor. Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos, o Grêmio só liderou o Brasileirão em duas rodadas. Na história dos pontos corridos, de 2003 a 2023, o número total é apenas de 20 rodadas na primeira posição. Faz sentido, uma vez que o clube ainda não foi campeão brasileiro neste formato.
O Grêmio efetivamente pode virar líder do Brasileirão na rodada do fim de semana. Para tanto, precisa vencer o Corinthians, domingo (12), na Arena. Se bater os paulistas, torce para o Botafogo não obter vitória diante do Bragantino, em Bragança Paulista.
O empate não serve para o Grêmio. Caso isso aconteça, obrigatoriamente Bragantino ou Botafogo ultrapassará o Tricolor. Tem ainda o Palmeiras, que enfrenta o Inter no sábado (11), com a possibilidade de tomar a dianteira.