Há uma análise que deve ser feita na temporada do Inter e que ficou longe dos holofotes por determinadas circunstâncias. A campanha colorada longe do Beira-Rio está bem abaixo daquilo que se espera de um clube grande do Brasil. Pois será como visitante que o time de Eduardo Coudet buscará uma vitória nessa retomada de Brasileirão.
Recentemente, o Inter fez bons confrontos contra River Plate, Bolívar-BOL e Fluminense, pelos mata-matas da Libertadores. Até na derrota diante dos argentinos, o desempenho teve bons destaques. Ao mesmo tempo, o clube utilizou times alternativos no Campeonato Brasileiro, visando manter o foco na competição sul-americana.
Essa amostra fez o assunto perder força, mas que precisa voltar à tona nessa quarta-feira (18), uma vez que o desafio será fora de casa, contra o Bahia, em Salvador. A verdade é que os números, que englobam até o Gauchão, não são bons. No Brasileirão, a última vitória como visitante faz quase quatro meses.
Foi no dia 25 de junho, em Belo Horizonte, quando o Inter, treinado por Mano Menezes, derrotou o América-MG por 2 a 1, com gols de Alexandre Alemão e Jean Dias. Apenas a citação destes personagens escancaram como o cenário era diferente do atual. Mano foi demitido; Alemão se transferiu para a Espanha; e Jean deixou de ser utilizado.
Na temporada inteira de 2023, o Inter venceu somente seis clubes fora do Beira-Rio. Dois deles no Gauchão: Brasil de Pelotas e Aimoré. Dois na Libertadores: Metropolitanos-VEN e Bolívar-BOL. E dois no Brasileirão: Coritiba e o já citado América-MG.
Vitórias do Inter fora de casa em 2023:
- 1x0 Brasil de Pelotas
- 2x0 Aimoré
- 2x1 Metropolitanos
- 1x0 Coritiba
- 2x1 América-MG
- 1x0 Bolívar
Números totais como visitante:
- 27 jogos
- 6 vitórias
- 11 empates
- 10 derrotas
- 23 gols marcados
- 32 gols sofridos
- 35,8% de aproveitamento