Citado por muitos colorados como o maior ídolo da história do Inter, Fernandão seguidamente desperta lembranças positivas de sua passagem vitoriosa pelo clube. Pois o dia 4 de maio tem uma relação bastante importante neste contexto, visto que foi a data dos últimos gols marcados pelo falecido jogo com a camisa colorada, há exatos 15 anos.
Final do Gauchão de 2008, no Beira-Rio, onde o Inter aplicou uma goleada histórica sobre o Juventude por 8 a 1, sagrando-se assim campeão estadual. Fernandão marcou três gols no jogo. Aliás, foi a única vez que o centroavante alcançou um "hat-trick" pelo Colorado.
Naquela partida, o Inter, do técnico Abel Braga, atuou com Clemer; Bustos (Jonas), Índio, Orozco e Marcão; Danny Morais, Guiñazu, Magrão e Alex (Andrezinho); Fernandão (Iarley) e Nilmar. No último gol do camisa 9, o quinto daquela tarde, ele aproveitou cobrança de falta de Bustos e cabeceou para as redes.
Semanas depois dessa decisão, Fernandão acertou-se com o Al-Gharafa, do Catar. Voltaria ao Brasil para atuar ainda pelo Goiás e pelo São Paulo antes de se aposentar. Posteriormente ele seria diretor técnico do Inter, em 2011, e treinador do clube, em 2012. Acabou falecendo em um trágico acidente de helicóptero dois anos depois.
Fernandão com a camisa do Inter:
- 190 jogos
- 77 gols
- 6 títulos