Se a promessa pelos lados do Grêmio é fazer todos esquecerem da atuação do time na derrota no último Gre-Nal, o retrospecto recente do Tricolor em mata-matas contra o Inter é um alento promissor. Valendo vaga à final do Gauchão, as equipes começam o duelo com o primeiro confronto no sábado (19).
Nos últimos cinco encontros entre Grêmio e Inter em jogos eliminatórios, o time gremista eliminou o colorado em todos. Superioridade esta colocada em jogo para as semifinais do Gauchão 2022.
As classificações do Grêmio ocorreram em campeonatos gaúchos. A sequência iniciou nas quartas de final de 2018, quando a vitória tricolor, no agregado, foi de 3 a 2. No ano seguinte, dois empates na decisão e título gremista nos pênaltis.
A vantagem seguiu em 2020, com a diferença de que eram partidas únicas e eliminatórias. Na semifinal do turno, o Grêmio venceu o Inter por 1 a 0 no Beira-Rio. Na final do returno, voltou a vencer, desta vez na Arena, por 2 a 0. Por fim, no ano passado, empatando fora e vencendo em casa os Gre-Nais, o Grêmio conquistou o Gauchão.
A última vez que o Inter eliminou o Grêmio em um confronto mata-mata foi na final do Gauchão de 2015. Naquela oportunidade, o time de Diego Aguirre empatou sem gols, na Arena, e venceu o Grêmio por 2 a 1, no Beira-Rio, para ficar com o título
Últimos cinco Gre-Nais em confrontos mata-matas:
- Grêmio 3x2 Inter - quartas de final (Gauchão 2018)
- Grêmio (3) 0x0 (2) Inter - final (Gauchão 2019)
- Inter 0x1 Grêmio - semifinal de turno (Gauchão 2020)
- Grêmio 2x0 Inter - final de turno (Gauchao 2020)
- Grêmio 3x2 Inter - final (Gauchao 2021)