O que falta para a Seleção Brasileira confirmar presença em mais uma Copa do Mundo? Talvez esta seja a pergunta mais recorrente quando o Brasil de Tite entra em campo. Pois aquilo que era tendência está muito próximo de encontrar a matemática, e pode acontece oficialmente nesta quinta-feira (11).
O Brasil lidera as Eliminatórias Sul-Americanas com 31 pontos. Uma campanha, pelo menos nos números, incontestável, com 10 vitórias e apenas um empate. São mais de 90% de aproveitamento. Faltando seis partidas para encerrar a competição, a equipe brasileira precisa de uma vitória simples contra a Colômbia para carimbar a vaga na Copa do Mundo, independentemente dos demais jogos.
Portanto, basta vencer para a Seleção Brasileira terminar entre os quatro primeiros colocados, com vaga direta para o Mundial. Vale lembrar que o quinto obtém uma classificação para a repescagem, ainda sem adversário definido, a ser realizada na metade de 2022.
Existe ainda uma possibilidade de conseguir classificação matemática com um empate. Para isso, o Uruguai teria de perder seu jogo contra a Argentina, em Montevidéu, que ocorre na sexta-feira (12).
É importante ressaltar que o Brasil já superou a numeração da projeção para se classificar. Jamais uma seleção ficou fora da Copa com mais de 30 pontos obtidos nas Eliminatórias Sul-Americanas. A Seleção Brasileira é a única que participou de todos os Mundiais. São 21 participações no total.
Até agora, três seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo do Catar: Alemanha e Dinamarca, além dos anfitriões catáris. Faltam 29 vagas a serem preenchidas nas eliminatórias pelo mundo.
Matemática do Brasil contra a Colômbia:
SE VENCER
- Brasil classificado para a Copa do Mundo
SE EMPATAR
- Brasil garante o 5º lugar pelo menos
- Brasil se classifica se o Uruguai perder para a Argentina
SE PERDER
- Brasil não terá como se classificar nessa rodada
- Brasil garante G-5 se o Uruguai perder para a Argentina