Em sua primeira coletiva como técnico do Barcelona, Xavi confirmou ter recebido uma proposta da CBF para ser auxiliar técnico de Tite na Seleção Brasileira. No entanto, o então comandante do Al-Sadd recusou a oferta, com o objetivo de ser chamado para dirigir a equipe catalã. O espanhol, no entanto, não indicou exatamente quando recebeu o convite.
— Sim, ele me fizeram uma proposta. Primeiro, eu seria auxiliar de Tite. Depois do Mundial, assumiria a Seleção, mas minha ideia era voltar ao Barcelona — relatou.
Xavi já havia recusado duas propostas do Barça anteriormente. No entanto, o atual treinador recusou ambas por não se sentir preparado na primeira investida e por conta das incertezas devido a um período eleitoral.
O ídolo do clube assinou contrato até 2024 e tem em mente realizar um projeto de médio a largo prazo no comando do clube catalão. Com isso, Xavi descarta as chances de assumir o Brasil após a Copa do Mundo do Catar e irá se dedicar à carreira no time de coração.
Xavi retorna ao Barcelona após mais de seis anos de seu adeus como jogador, quando prometeu que retornaria um dia para assumir outra função relacionada ao futebol.