Não tem como analisar o jogo entre São Paulo e Grêmio, no Morumbi, que terminou empatado em 0 a 0, sem falar da arbitragem. Com cobranças fortes, a direção reclama principalmente de um pênalti não marcado em Geromel e uma expulsão de Daniel Alves. O VAR volta a ser pauta e parece que isso não terá fim.
O vice de futebol do Grêmio, Paulo Luz, chegou a usar as palavras "assalto" e "suspeição" para comentar a postura da arbitragem no Brasileirão. Por isso, a coluna tratou de elencar os momentos de interferência do árbitro de vídeo em jogos do Tricolor no campeonato.
O VAR costuma checar vários lances durante as partidas do Brasileirão. Agora a revisão em campo não ocorre a todo o momento. A partir disso, o levantamento foca essencialmente nas ocasiões em que o árbitro se dirige à cabine dos monitores para rever as imagens. Além disso, não são contados os lances em que o árbitro acertou em campo e o árbitro de vídeo apenas "abençoou" a decisão.
No total, são quatro interferências a favor do Grêmio e cinco contrárias, todas elas especificamente no Brasileirão. Na temporada de 2020, além dos já citados, dois lances ocorreram no Gauchão: gol anulado de Everton no primeiro Gre-Nal do ano e gol anulado do Caxias por impedimento no jogo de ida das finalíssimas do campeonato.
VAR a favor do Grêmio no Brasileirão
- Grêmio 0x0 Corinthians - Pênalti marcado em Diego Souza
- Atlético-GO 1x1 Grêmio - Gol confirmado de Isaque
- Grêmio 1x1 Inter - Expulsão de Musto
- Grêmio 2x1 Coritiba - Gol anulado de Robson
VAR contra o Grêmio no Brasileirão
- Flamengo 1x1 Grêmio - Pênalti de Kannemann
- Grêmio 1x2 Sport - Gol confirmado de Patric
- Grêmio 1x1 Fortaleza - Gol anulado de Luiz Fernando
- Grêmio 2x1 Santos - Pênalti de David Braz
- Grêmio 3x1 Botafogo - Expulsão de Diego Souza