Havia uma dúvida com relação a como os clubes iria encarar jogos sem público, principalmente atuando em casa. Times que costumam ser empurrados por seu apaixonado torcedor poderiam sentir negativamente o novo cenário. Pode ser esta uma das explicações para o baixo rendimento do Grêmio na Arena. Uma das piores campanhas dentre os mandantes do Brasileirão, o Tricolor chegou a cinco jogos sem vitória.
Reconhecidamente como um clube que sabe usar o fator local, o Grêmio está, com o perdão da redundância, irreconhecível na Arena, essencialmente no Brasileirão. Sua última vitória como mandante foi na estreia do campeonato: 1 a 0 pra cima do Fluminense. O jogo ocorreu no dia 9 de agosto. Neste domingo (20), empatou com o Palmeiras em 1 a 1.
Desde aquela vitória, o Grêmio teve dois empates, contra Corinthians e Fortaleza, e duas derrotas, diante de Sport Recife e agora Palmeiras. Isto recortando apenas a amostra recente do Brasileirão. Há ainda o revés de 2 a 1 para o Caxias na final do Gauchão.
Essa é a pior sequência do Grêmio na Arena sob comando de Renato Portaluppi. Os cinco jogos sem vencer em casa não aconteciam desde 2004, ano do rebaixamento do clube para a Série B. Naquele período, foram oito partidas sem saborear o gosto da vitória como mandante.
Últimos 5 jogos do Grêmio na Arena
- Grêmio 0x0 Corinthians
- Grêmio 1x2 Caxias
- Grêmio 1x2 Sport Recife
- Grêmio 1x1 Fortaleza
- Grêmio 1x1 Palmeiras
Grêmio como mandante do Brasileirão
- 5 jogos
- 1 vitória
- 3 empates
- 1 derrotas
- 4 gols marcados
- 4 gols sofridos
- 40% de aproveitamento