Já imaginou um jogador goleador do Grêmio em 2018 (19 gols) e 2019 (20 gols), e também da Copa América pela Seleção Brasileira do ano passado (três gols), expoente do futebol brasileiro nas últimas temporadas e estar passando por uma longa sequência sem balançar as redes? Pois é justamente isto que está acontecendo com Everton.
A seca de gols do Everton atingiu a marca de oito jogos depois dos 90 minutos disputados por ele no empate do Grêmio contra o Ypiranga em 1 a 1, neste domingo, no CT Hélio Dourado. Isto significa que o Cebolinha está jogando pouco? Não necessariamente, mas o atacante acostumou a todos com seus gols, o que não está ocorrendo, e abre debate sobre seu rendimento.
Everton tem três gols em 2020, contra São José (duas vezes) e Esportivo. Ele é o segundo artilheiro do Grêmio na temporada, atrás somente de Diego Souza, que balançou as redes seis vezes.
Foram quatro assistências do Cebolinha, o que pode ser indício de uma nova orientação dada a ele em campo. No destaque deste quesito, como não lembrar do seu cruzamento preciso para o gol da vitória no Gre-Nal do Beira-Rio, pelo Gauchão?
Desde o último gol marcado por Everton, no dia 3 de fevereiro, já se passaram oito partidas, sendo três Gre-Nais. O total, em minutos, está próximo de 800, o que representa mais de oito horas e meia de seca. O agravante neste período é o pênalti desperdiçado contra o Inter, na retomada do Gauchão, no Centenário.
Renato Portaluppi tratou de defender Everton, rechaçando a hipótese de desconcentração do jogador por conta das sondagens da Europa. Mesmo assim, a "fase magra" do Cebolinha rende análise no Grêmio. Na cotação de GaúchaZH, ele recebeu nota 5,5.
Série sem gols de Everton
- Esportivo (85 minutos) - último gol
- Aimoré (90 minutos)
- Inter (90 minutos)
- Caxias (90 minutos)
- América de Cali (90 minutos)
- Inter (90 minutos)
- São Luiz (90 minutos)
- Inter (78 minutos)
- Ypiranga (90 minutos)
Total: 8 jogos (793 minutos)