O ano era 2015, e o jornal britânico The Guardian publicava uma reportagem elencando as 50 maiores promessas do futebol mundial. Dentre elas estava Lincoln, do Grêmio. Em entrevista ao GaúchaZH nesta quarta-feira (13), o ex-jogador tricolor falou sobre a retomada do futebol português, o qual disputa atualmente, e alguns torcedores nas redes sociais mal lembravam de sua passagem na Arena. Frases escritas acima que, bastante contraditórias, parecem não fazer sentido.
Lincoln despontou como uma das maiores promessas do Grêmio nos últimos anos. Sua qualidade técnica esbanjada em jogos da base tricolor e até da seleção brasileira propunha um caminho de sucesso com a camisa gremista. Chamou a atenção do então técnico Felipão em 2014 e foi alçado, em 2015, com apenas 16 anos, ao grupo profissional.
No seu primeiro ano, atuou 11 vezes e marcou um gol, diante do Campinense, pela Copa do Brasil. A primeira bola na rede como profissional o fez se jogar nos braços da torcida do Grêmio na Arena. Era o início de um namoro que parecia nunca acabar. Em 2016, marcou quatro gols em 29 partidas. Dentre eles, um de "coice" diante do Ypiranga, pelo Gauchão, e outro contra o San Lorenzo, na Argentina, pela Libertadores.
No entanto, o grande momento de Lincoln no Grêmio não teve sequência. Conviveu com empréstimos recorrentes com a chegada de Renato Portaluppi. Em 2018, o meia foi emprestado ao Caykur Rizespor, da Turquia, e depois ao América-MG. No ano passado, o garoto até acabou integrado ao elenco gremista, mas teve apenas duas atuações com Renato Portaluppi e foi liberado em definitivo ao Santa Clara, de Portugal.
Na negociação, ficou definido que o Grêmio manteria 35% dos direitos econômicos do atleta para lucrar em uma futura venda — algo que parece impensável depois de seu início promissor. Aquela que poderia ser a maior venda da história do Grêmio ficou longe de dar os frutos que o clube projetou. Isso que ele tem 21 anos, mais novo que jogadores como Arthur, Matheus Henrique, Pepê e Everton.
Lincoln com a camisa do Grêmio
- 67 jogos
- 5 gols
- 7 assistências
- Jogador mais jovem a fazer gol pelo Grêmio em Libertadores