A marca registrada da vitória por 2 a 1 do Grêmio sobre o Ypiranga no Colosso da Lagoa, neste domingo, aconteceu aos 35 minutos. O atacante Pedro Rocha partiu ao ataque pela direita e cruzou a meia altura. A bola chegou entre o volante Robson e o meia-atacante Lincoln, que chegava em velocidade. Mas aí aconteceu o lance surpreendente. Em vez de tentar a conclusão de frente, como era esperado, Lincoln inventou a jogada. Ele saiu ao encontro do cruzamento, adiantou-se no lance e, meio de lado, meio de costa, esticou a perna esquerda à frente, colocou o lado de fora do pé e, de bate-pronto, conseguiu um chute seco, no canto direito do goleiro Carlão.
A genialidade do lance forçou a lembrança histórica do primeiro gol marcado no Colosso da Lagoa pelo Rei Pelé durante o festival de inauguração do estádio, em 2 de setembro de 1970, meses depois da conquista do tricampeonato no México. Naquele dia, o pai de todos os gênios o gol da vitória santista de 2 a 0 sobre o Grêmio de Alcindo.
Leia mais:
Roger destaca atuação coletiva do Grêmio e elogia Lincoln: "Enche os olhos"
Cotação ZH: Lincoln é o destaque do Grêmio na vitória sobre o Ypiranga
Marcelo Grohe celebra vitória com desfalques: "Temos um grupo bom"
Agora, 46 anos depois, ainda a caminho da afirmação, Lincoln segue sua saga. O gol de ontem é o terceiro consecutivo, depois ter feito diante do Cruzeiro em Novo Hamburgo e o San Lorenzo, em Buenos Aires. Com a vitória, o Grêmio assume a liderança do Gauchão.
A equipe de Roger já vencia por 1 a 0 desde os 27 minutos, apesar de o time sem seis titulares e a baixa de última hora de Geromel, acomedido por indisposição estomacal. De boa atuação, caído pelo lado esquerdo de ataque, Bobô vislumbrou a entrada de Pedro Rocha, que se adiantou à zaga e desviou para marcar o primeiro gol.
A essa altura, o Grêmio já tinha o total controle do jogo. Nem de longe lembrou a tensão do empate na Argentina. Especialmente por intermédio da velocidade e das arrancadas de Pedro Rocha sobre o improvisado e instável lateral Ernani. Pedro Rocha merece um capítulo à tarde. Já havia desperdiçado um passe de cabeça de Lincol antes do seu gol. Continuou sua farta produção de lances perigosos mais duas vezes no primeiro tempo. O Ypiranga vivia de jogadas individuais, algumas ameaçadoras, como o chute rasante de Ernani bem perto da trave esquerda de Grêmio e a defesa de mão trocada de Grohe no último ato do primeiro tempo.
Veja também:
Luiz Zini Pires: desde Ronaldinho não aparece ninguém como Lincoln
Ypiranga x Grêmio: estatísticas e números, saiba como foi a partida
Confira a tabela do Gauchão
O retorno de Walace fez bem ao time, apesar da falta de ritmo. Éverton pela esquerda e Rocha pela direita, com os deslocamentos de Lincoln pelo centro e as caídas para o lado de Bobô, davam certo no início do segundo tempo. A rotina foi quebrada em cruzamento ao atacante Léo, que subiu sozinho à frente de Grohe. Marcaria o gol se acertasse a bola. Surpreendido no lance, Fred acabou colocando para dentro no únoco gol do Ypiranga.
Ainda houve uma trapalhada cômica em que Grohe e Ramiro não se entenderam, e a bola já estava se encaminhando para dentro do gol, quando foi colocada para fora. Jessé acertou um lance no travessão até que surgiu mais um momento assinado por Lincoln. Aos 37 minutos, o garoto avançou pelo lado esquerdo, passou por dois e chutou com a força de um ídolo a caminho, parando em defesa de Carlão. Nos acréscimos, ainda acertou a trave, em mais uma tentativa, na sua grande noite em Erechim.
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES