O projeto Saudade do Esporte provoca as memórias de gremistas e colorados com grandes, e talvez os principais, títulos da dupla Gre-Nal. Os próximos quatro fins de semana reviverão as conquistas mundiais de Grêmio e Inter, assim como as primeiras de Libertadores. A proposta desta coluna é justamente mergulhar no assunto e estabelecer, em números, quem são os jogadores mais vitoriosos dos clubes.
Como a primeira partida a ser retransmitida é Grêmio x Peñarol, da Libertadores de 1983, foi montado o ranking dos tricolores. Afinal, quem é o gremista com mais faixas no peito em toda a história? É importante estabelecer as regras para a criação desta lista. Títulos não oficiais ficam de fora da contagem.
O líder do ranking é o histórico ponteiro Leôncio Vieira, conhecido como Vi, que disputou 13 temporadas pelo clube nas décadas de 1955 e 1968. Morreu em 1992, com 58 anos. Você pode contestar a relevância de suas conquistas, uma vez que o Grêmio participava apenas de Citadino e Gauchão. Porém, eram as principais competições da época e, por isso, com importância garantida.
Ranking de jogadores mais vitoriosos no Grêmio
- Leôncio Vieira - 19 títulos (1 de Sul-Brasileiro, 11 de Citadino e 7 de Gauchão)
- Eurico Lara - 16 títulos (11 de Citadino e 5 de Gauchão)
- Danrlei - 12 títulos (1 de Libertadores, 1 de Brasileirão, 1 de Recopa, 3 de Copa do Brasil, 1 de Copa Sul e 5 de Gauchão)
- Roger - 11 títulos (1 de Libertadores, 1 de Brasileirão, 1 de Recopa, 3 de Copa do Brasil, 1 de Copa Sul e 4 de Gauchão)
- Mazarópi - 10 títulos (1 de Mundial, 1 de Libertadores, 1 de Copa do Brasil, 1 de Supercopa do Brasil e 6 de Gauchão)