Em período de recordações no futebol, fruto do isolamento em função da pandemia do novo coronavírus, abre-se a possibilidade de personalidades da bola relembrarem o início de suas carreiras. Foi o caso de Alexandre Pato. Em uma live no Instagram, o jogador revelado pelo Inter falou das primeiras chances dadas por Abel Braga. Uma passagem no Beira-Rio bastante rápida, mas bem intensa.
A coluna se propôs a levantar os dados oficiais de Alexandre Pato como jogador do Inter. Em 2006, aos 16 anos, ele foi alçado por Abel aos treinamentos do grupo profissional, que já ostentava a marca de campeão da Libertadores. Depois de completar 17, fez sua estreia em goleada marcante sobre o Palmeiras, em São Paulo, por 4 a 1. Pato foi o destaque, anotando gol e dando assistência.
Em pouquíssimo tempo, Pato virou titular no Inter e chegou à disputa do Mundial naquele ano. A partida contra o Palmeiras, citada acima, foi no fim do mês de novembro, o que comprova a rapidez da ascensão do garoto. Ele marcou gol na semifinal do torneio, contra o Al Ahly, do Egito, e sua imagem rodou o mundo na decisão contra o Barcelona ao fazer embaixadinhas com o ombro durante o jogo.
Além do histórico título mundial, Pato também foi decisivo na conquista da Recopa Sul-Americana contra o Pachuca, do México, em 2007. Foi também campeão com a seleção sub-20 do Brasil no Campeonato Sul-Americano da categoria.
Porém, frustrou-se com as campanhas ruins do time do Inter no Gauchão e na Libertadores daquele ano, eliminado em ambos precocemente. Até por isso, um fato bem curioso: ele não disputou um único Gre-Nal entre os profissionais.
No dia 2 de agosto de 2007, o Inter confirmava a venda de Alexandre Pato ao Milan, da Itália. O clube embolsou 20 milhões de dólares (quase R$ 40 milhões na cotação da época). No total, Pato fez apenas 27 jogos oficiais com a camisa colorada, marcando 12 gols e dando uma assistência (média de quase 0,5 gol por partida).
Pato é considerado por muitos a maior revelação do Inter nas últimas décadas. Você, torcedor colorado, concorda? Além disso, gostaria que ele voltasse ao Beira-Rio?