Pouca gente tem saudade de Luan no Grêmio. O fraco desempenho recente de um jogador, que inegavelmente reúne todas as qualidades de um craque, fez o camisa 7 deixar a Arena pelas portas dos fundos, acertando-se com o Corinthians. No entanto, é impressionante a campanha de seis anos dele no clube, em termos de números e títulos. Não é exagero dizer que talvez trate-se do maior ídolo gremista do século 21.
Desde 2001, quando o Grêmio conquistou a Copa do Brasil sob comando de Tite, o clube passou por um longo jejum de títulos importantes até a volta de Renato Portaluppi em 2016. A partir daí, o time levantou as taças da Copa do Brasil e Libertadores, por exemplo. Neste longo período de quase 20 anos, alguns atletas se destacaram, mas poucos de forma tão brilhante.
Christian, Anderson, Diego Souza, Tcheco, Jonas, Maxi López, Douglas, Barcos e Zé Roberto são alguns nomes que tiveram sua importância no Grêmio, mas que careceram de títulos relevantes. Luan, por sua vez, parece que foi um dos ícones da ascensão do Tricolor para a retomada de conquistas. Foi protagonista na Copa do Brasil de 2016 e simplesmente o melhor jogador da América do Sul em 2017.
Paralelo a isso, Luan foi representar o Grêmio, os gaúchos e os brasileiros na Seleção. Também foi um dos melhores jogadores na conquista inédita da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Todos estes prêmios dialogam com os números em campo. O camisa 7 deixou o Tricolor com 77 gols e 60 assistências em 293 jogos, sendo artilheiro do time na temporada por três anos seguidos: 2015, 2016 e 2017.
Luan é o 12º maior artilheiro da história do Grêmio, ultrapassando o próprio Renato Portaluppi nesta lista. Afora isso, até o início deste ano de 2020, era o líder dos goleadores da Arena, quando foi superado por Everton. Neste dia 27 de março, o agora meia do Corinthians completa 27 anos. Talvez a não transferência para a Europa tenha sido o grande ponto negativo em sua carreira.
Não bastasse tudo isso, Luan é o jogador do Grêmio que mais fez gols em Gre-Nal desde 2001: seis no total. E aí, torcedor, quem seria um postulante a maior ídolo do Tricolor no século 21? Geromel e Maicon são nomes interessantes. Talvez Marcelo Grohe, correndo por fora.
Números gerais de Luan no Grêmio
- Jogos: 293
- Gols: 77
- Gols em Gre-Nal: 6
- Assistências: 60
- Títulos: 6 (Libertadors, Copa do Brasil, Recopa, Gauchão 2x e Recopa Gaúcha)
Prêmios individuais
- Revelação do Gauchão: 2014
- Seleção do Gauchão: 2014 e 2018
- Bola de Prata: 2015 e 2017
- Craque do Brasileirão: 2015
- Craque da Libertadores: 2017
- Melhor jogador da América: 2017
- Prêmio Brasil Olímpico: 2016