Os títulos conquistados pelo Grêmio nos últimos anos mostraram a importância da manutenção de uma base da equipe a cada temporada. Do atual elenco tricolor, sete jogadores já superaram a marca de cem jogos pelo clube, o que possibilita um maior entrosamento e traz benefícios ao trabalho do técnico Renato Portaluppi.
No grupo de 2019, a lista de atletas com mais aparições com a camisa gremista era liderada por Luan. Com a transferência do meia para Corinthians, Everton assumiu o topo desta estatística no Grêmio, com 270 jogos. O atacante fez a sua estreia em 2014 e desde 2018 é titular absoluto. Depois dele estão o zagueiro Geromel, com 265 jogos, e o volante Maicon, com 203. O último a entrar entre os "centenários" é o meia Alisson, contratado em 2018, com 108.
Em toda a história, Tarciso é o jogador que mais entrou em campo pelo Grêmio, com 721 partidas. Na segunda colocação está Danrlei, com 594. Em terceiro, aparece Airton Pavilhão, com 591. O ex-goleiro, campeão da América em 1995, ressalta que uma maior permanência dos atletas acaba refletindo no trabalho desenvolvido por todos.
— É sempre importante manter o grupo. Quanto mais tempo junto, maiores são as chances de entender o que o treinador quer e chegar aos objetivos da equipe, que são os títulos. Com uma base, se ganha tempo a cada início de temporada. Isso reflete também no entrosamento em campo, e na adaptação dos novos atletas que chegam. Tudo isso é importante — afirmou.
Jogadores do atual elenco do Grêmio com mais de cem jogos:
- Everton - 270 jogos
- Geromel - 265 jogos
- Maicon - 203 jogos
- Marcelo Oliveira - 170 jogos
- Kannemann - 166 jogos
- Bruno Cortez - 152 jogos
- Alisson - 108 jogos