O primeiro Gre-Nal da Libertadores terá a disputa de seu terceiro tempo, na próxima segunda-feira (30), em Luque, no Paraguai, quando os oito jogadores expulsos no clássico do último dia 12, na Arena, serão julgados pela Unidade Disciplinar da Conmebol. O resultado poderá ser decisivo para a sequência do Grupo E, que tem a dupla Gre-Nal com quatro pontos, o América de Cali, com três, e a Universidad Católica, com zero.
A sessão está marcada para começar às 15h30min (de Brasília). Os primeiros julgamentos serão dos jogadores do Inter: Edenilson, Moisés, Victor Cuesta e Praxedes. Na sequência, os gremistas Luciano, Pepê, Caio Henrique e Paulo Miranda. De acordo com o cronograma enviado para Grêmio e Inter, cada caso deverá levar cerca de 30 minutos, já que são processos independentes.
Os departamentos jurídicos do Inter e do Grêmio já apresentaram suas defesas escritas na semana passada e participarão do julgamento por videoconferência. Todos os oito atletas estão enquadrados em diversos artigos — quatro ao todo.
Como estratégia, os advogados não comentam publicamente o caso, mas os julgamentos que mais preocupam são os de Paulo Miranda e Moisés.
— Serão os mais complexos pelo tempo de exposição (participação na briga) — afirmaram pessoas consultadas pela reportagem de GaúchaZH.
As penas variam, de acordo com cada artigo, entre duas e cinco partidas de suspensão e os punidos terão de cumpri-las assim que a Libertadores for retomada, depois da parada forçada pela pandemia de coronavírus.
Confira as infrações pelas quais serão julgados os expulsos no Gre-Nal:
Artigo 12 - Princípios de conduta
12.2 Constituem, entre outros, comportamentos imputáveis e infrações sancionáveis os referidos princípios:
12.2 c) Violar as pautas mínimas do que há de se considerar como um comportamento aceitável no âmbito do esporte e do futebol organizado.
12.2 f) Comportar-se de maneira tal que o futebol como esporte em geral e a CONMEBOLem particular, possam ser desacreditados como consequência desse comportamento
12.2 k) Causar interrupção ou abandono de uma partida, ou ser o responsável direto ou indireto
12.2 o) Cometer um ato de violência ou agressão.
Veja as penas que os jogadores da dupla Gre-Nal serão julgados por cada infração:
Artigo 16 - Conduta incorreta de jogadores e oficiais
16.1 b - Suspensão de, no mínimo, duas partidas na competição ou por um período de tempo específico por conduta violenta ou por agredir jogadores, ou qualquer outra pessoa presente na partida, exceto seus oficiais.
16.1 c - Suspensão de, no mínimo, cinco partidas na competição ou por um período de tempo específico por agressão ou menosprezo que seja considerado grave pelos órgãos judiciais.