A Conmebol anunciou no início da tarde desta quinta-feira (26) que os clubes que estiverem na fase de grupos da Libertadores poderão solicitar o adiantamento de até 60% da verba referente à participação nesta etapa da competição. Neste caso, a dupla Gre-Nal tem direito a pedir o valor de 1,8 milhão de dólares (cerca de R$ 9 milhões) caso tenha interesse.
A medida, de acordo com a Confederação Sul-Americana de Futebol, se deve ao avanço do coronavírus, que paralisou as atividades esportivas em todo o mundo. Assim, os clubes estão com as receitas reduzidas e ainda precisam cumprir suas obrigações financeiras com funcionários e despesas operacionais.
— Situações como essa exigem respostas rápidas e excepcionais, com o objetivo tanto de preservar a saúde da grande família do futebol sul-americano quanto para reduzir, na medida do possível, o impacto econômico da interrupção das competições — afirmou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, em carta enviada aos presidentes das federações nacionais.
Os clubes que estão na primeira fase da Copa Sul-Americana também têm direito aos mesmos 60% de adiantamento referente ao valor pago nesta etapa do torneio.