A dupla Gre-Nal suspendeu suas atividades na terça-feira da semana passada (17) em razão da pandemia do coronavírus. Desde então, os clubes se mobilizaram para conscientizarem torcedores e funcionários a respeito da covid-19.
Com os dois presidentes infectados pelo vírus, além de outros dirigentes, os clubes mandaram quase todos os profissionais para suas casas — seguiram trabalhando apenas os considerados essenciais, como seguranças patrimoniais. Além disso, promoveram ações nas redes sociais tanto para alertar quanto para distraírem seus seguidores.
No lado do Inter foram publicadas dicas de prevenção, vídeos de gols históricos, entrevistas com jogadores, e opções de entretenimento para quem está em quarentena e quer passar o tempo com caça-palavras com os nomes de goleiros com história no clube e até mesmo uma ilustração do lateral-direito Rodinei para que os torcedores pudessem imprimir e colorir.
Já o Grêmio apostou em vídeos de ex-atletas da equipe orientando as pessoas a ficarem em casa, além de um pedido para que os gremistas fosses as suas janelas e cantassem como se estivessem na Arena. Algumas fotos e gravações foram repostadas nas redes do clube.
Enquanto isso, internamente, os times fizeram avaliações clínicas com os profissionais do futebol na última sexta-feira (21). Os atletas e comissões técnicas não realizaram o exame específico para o coronavírus, já que não apresentavam sintomas.
Nesses encontros no centro de treinamento de cada clube, foram repassadas orientações sobre cuidados de prevenção e necessidade de isolamento devido à covid-19, além de uma cartilha de exercícios para serem feitos em casa. Os jogadores e membros das comissões técnicas seguem sendo monitorados continuamente pelas equipes médicas de Inter e Grêmio e, antes de voltarem aos clubes, terão de passar por uma triagem para ver como estão de saúde.
Como as paradas são por tempo indeterminado, nenhuma das equipes sabe quando voltará às atividades. Assim, resta aguardar às dicas das autoridades sanitárias e manter o bom humor nas redes sociais, para que as pessoas sigam entretidas e bem informadas a respeito dos clubes e do coronavírus.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus