Nesse fechamento de temporada de dupla Gre-Nal, um número chama a atenção com relação aos dois zagueiros argentinos de Grêmio e Inter. Walter Kannemann e Víctor Cuesta, titulares absolutos das equipes e que terminaram o ano em alta, foram os jogadores que mais receberam cartões em 2019.
No Grêmio, Kannemann e Matheus Henrique lideram o ranking de cartões. Tanto o zagueiro como o volante receberam 17 amarelos durante a temporada. No entanto, apenas o argentino teve uma expulsão. Na semifinal da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, o camisa 4 deu uma entrada muito forte no meia Léo Cittadini e recebeu o cartão vermelho direto.
No Inter, Cuesta foi o líder isolado do ranking. O zagueiro recebeu 16 amarelos em 2019, dois a mais do que o segundo colocado: Rafael Sobis, com 14.
No total, Walter Kannemann coleciona 57 cartões amarelos e duas expulsões em 162 jogos com a camisa do Grêmio. Ele foi contratado em julho de 2016. Já Víctor Cuesta soma 47 amarelos e um vermelho em 147 partidas. O argentino colorado chegou em maio de 2017 ao Beira-Rio.
Jogadores do Inter com mais cartões
- Víctor Cuesta - 16 amarelos
- Rafael Sobis - 14 amarelos
- Edenilson - 12 amarelos (1 vermelho)
Jogadores do Grêmio com mais cartões
- Walter Kannemann - 17 amarelos (1 vermelho)
- Matheus Henrique - 17 amarelos
- Juninho Capixaba - 11 amarelos (1 vermelho)