Se a classificação para a próxima Copa Libertadores foi confirmada na rodada passada, com vitória sobre o Palmeiras em São Paulo, o objetivo do Grêmio agora passa a ser a luta pela vaga direta à fase de grupos do torneio em 2020. Dependendo de uma combinação de resultados, o Tricolor já pode atingir este objetivo diante do Athletico-PR, em Curitiba.
O Grêmio precisa vencer o Athletico-PR e torcer por tropeço (empate ou derrota) do Inter ou do São Paulo para confirmar a vaga direta. O time colorado recebe o Goiás, no Beira-Rio, enquanto os paulistas enfrentam o Vasco, no Morumbi. Com isso, não há combinações nas rodadas seguintes que evitem a classificação gremista.
A partir dos desempenhos de Grêmio como visitante e de Inter e São Paulo, ambos como mandantes, é possível calcular que a chance do time de Renato Portaluppi confirmar a vaga direta à Libertadores de 2020, já nesta 35ª rodada, é de 38,5%.
O Grêmio já conseguiu sete vitórias em 17 jogos fora de casa neste Brasileirão. O Inter soma uma derrota e seis empates em 17 jogos no Beira-Rio. Já o São Paulo perdeu três vezes e empatou seis no mesmo número de partidas atuando em casa.