Luan não conseguiu repetir nas duas últimas temporadas o desempenho que o fez ser eleito o Rei da América em 2017, quando comandou o Grêmio ao tricampeonato da Libertadores.
Nesta temporada, o camisa 7 perdeu espaço para Jean Pyerre e, quando voltou a ter sequência no time de Renato Portaluppi, sofreu uma fratura no pé e virou desfalque até o final do ano.
Com um dos salários mais altos do grupo, Luan pode ser um dos jogadores negociados pela direção em 2020. Por isso, GaúchaZH perguntou aos colunistas: o ciclo de Luan no Grêmio terminou?
Pedro Ernesto Denardin
Luan tem dois momentos marcantes no Grêmio. O primeiro onde é protagonista nas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores. O segundo vem com sua renovação de contrato. Eleito o melhor jogador da América, seria lógico que ele fizesse um grande contrato. O problema é que, a partir disso, ele se atrapalhou. Luan exagera nos seus hábitos pessoais, e perde futebol e força. Perde a posição para Jean Pyerre. Recebe salário de titular absoluto e sequer consegue jogar. Já se vão dois anos que ele não joga. Penso que seria bom para o jogador fazer mudança de clube. E para o Grêmio uma importante "moeda de troca". Terminou o ciclo de Luan no Grêmio. Não acredito mais na sua recuperação.
Guerrinha
Não foi pequena a colaboração dada pelo Luan ao Grêmio. Mas nestes últimos tempos, com mais horas fora do que dentro do time, com o surgimento de Jean Pyerre, parece que o ciclo chegou ao fim.
Leonardo Oliveira
Acredito que Luan precise sair do Grêmio, para o bem da sua carreira e do seu futuro. Os dois anos em que enfrentou problemas com lesão e também desconexão com o campo abriram espaço para que Jean Pyerre ascendesse e o Grêmio encontrasse outras soluções, superando a dependência que teria do seu principal jogador ofensivo na conquista do tri da América. Luan precisa sair porque seu espaço no Grêmio está preenchido e também porque o ar parece já estar saturado para ele. Quem sabe com novos desafios e um outro ambiente consiga outra vez encarrilhar e voltar a ser protagonista.