O tropeço do São Paulo diante do Sport no Morumbi abriu o caminho para o Grêmio se garantir na fase de grupos da Libertadores de 2019. O Tricolor depende apenas de si para confirmar a vaga no jogo contra o Corinthians no próximo domingo (02), às 17h, na Arena, pela última rodada do Brasileirão.
O Grêmio precisa de uma simples vitória diante dos corintianos para acabar o campeonato na quarta colocação e, por consequência, iniciar a Libertadores no mês de março. Caso não vença, o time de Renato Portaluppi precisa repetir o mesmo resultado do São Paulo, que, no mesmo horário, estará enfrentando a Chapecoense, na Arena Condá.
Dentro do universo das combinações, e tomando como base os aproveitamentos do Grêmio, em casa, e do São Paulo, fora de casa, é possível calcular a probabilidade da equipe gaúcha atingir seu objetivo: 79% de chances.
O resultado é fundamental para o Grêmio por muitos motivos. Além de ter uma pré-temporada mais tranquila em 2019, sem encarar dois mata-matas, o Tricolor embolsa R$ 5,6 milhões de premiação da CBF pelo quarto lugar no Brasileirão. Por fim, em função do ranking da Conmebol, o Grêmio deverá ser cabeça de chave no sorteio da Libertadores e, com isso, não enfrentaria brasileiros em seu grupo, a não ser que um deles venha das fases preliminares.